• Av. Indianópolis - 394, Moema - São Paulo-SP
  • oncocenter@oncocentermedicos.com.br
  • Central de Agendamento

    (11) 5052-5995


Durante a sessão de quimioterapia é importante seguir algumas orientações:

1. Procure chegar com 15 minutos de antecedência. Caso não possa comparecer, avise a equipe para remarcar a sessão. Se por algum motivo você se atrasar, por favor, nos avise.

2. Não venha em jejum. Faça uma refeição leve, pois você ficará sentado durante o tempo de tratamento. Venha com uma roupa confortável.

3.  Durante a infusão do medicamento, evite movimentar o braço puncionado para que o dispositivo não saia da veia, pois isso pode ocasionar o extravasamento/infiltração da medicação.

4. Avise imediatamente ao enfermeiro em caso de ardência, dor, queimação  ou  “agulhada”, inchaço  (edema)  ou vermelhidão (eritema) no local da punção; esses sintomas podem indicar que o medicamento saiu da veia e, neste caso, outra veia deverá ser puncionada para continuar a aplicação.

5. Evite tracionar o circuito (equipo, conexões, cateter) caso seja necessário locomover-se para ir ao toalete, chame o profissional que está lhe atendendo.

6. Ao usar o banheiro, dê duas a três descargas seguidas; esse procedimento deve ser mantido (como prevenção) por um período de 48 horas, em casa, pois alguns medicamentos são eliminados através da urina.

7. Não tome nenhum medicamento, ou faça tratamentos complementares (como acupuntura, homeopatia, ortomolecular) sem o conhecimento do seu médico.

Neste momento, muitos tratamentos poderão lhe ajudar, mas sempre comunique à equipe que lhe assiste.