Unidades: Moema e Bela Vista Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Qui. das 8h às 19h | Sex. das 8h às 18h)

Cuidados com a quimioterapia oral

Cuidados com a quimioterapia oral
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

O uso de quimioterapia oral no tratamento do câncer representa o emprego de medicamentos na forma de comprimidos ou cápsulas para diminuir ou destruir as células tumorais. Apesar de ser administrada via oral, é uma forma de tratamento sistêmico, ou seja, que atua em todo o corpo.

Mesmo recebendo o tratamento de quimioterapia oral em casa, o paciente continuará a ter consultas regulares com seu médico, para que este possa acompanhar a evolução do tratamento.

Como ocorre em todos os tipos de quimioterapia, existem algumas reações adversas associadas à quimioterapia oral:
• Síndrome mão-pé (as palmas das mãos ou solas dos pés formigam, ficam dormentes, doloridos, inchados ou avermelhados), pele seca, com coceira ou descolorida; descamação e rachaduras nas unhas e queda de cabelos.
• Cansaço, fraqueza, tontura, dor de cabeça, febre, dor (incluindo dor no peito, costas, articulações e músculos), problema para dormir e alterações do paladar.
• Diarreia, náusea, vômitos, lesões na boca e garganta (estomatite), dor na região do estômago (dor abdominal), indisposição estomacal, constipação e perda de apetite.

Os efeitos colaterais podem variar se o paciente estiver utilizando a quimioterapia oral associada com outros medicamentos. Embora a maioria dos efeitos colaterais seja reversível, pode ser necessário suspender a medicação ou reduzir a dose em alguns casos.

Que cuidados devem ser tomados durante o tratamento em casa?
A quimioterapia oral aumenta a responsabilidade do paciente e de seus acompanhantes, que na devem descuidar dos horários de tomada. É importante conservar os medicamentos conforme recomendado na bula, manter o medicamento em sua embalagem original, em local seguro, longe de outros medicamentos de uso familiar. Vale lembrar que todos os medicamentos devem ser mantidos fora do alcance de crianças ou animais de estimação.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o medicamento?
Caso você esqueça de usar o medicamento, não tome uma dose extra. Aguarde até a dose seguinte e tome a sua dose normal em seguida. Não tente compensar a dose que você esqueceu tomando mais de uma dose ao mesmo tempo. As doses não tomadas, não são substituídas.

Como eu uso a quimioterapia oral?
Siga as instruções dadas pelo seu médico. Ele lhe dirá exatamente como e quando você deverá tomar o medicamento. Siga corretamente as instruções recebidas e compareça às consultas de acompanhamento agendadas.

Por quanto tempo vou precisar fazer a quimioterapia oral?
A duração do tratamento varia, dependendo da natureza de sua doença e de sua resposta individual ao tratamento. Seu médico o informará sobre quando você deve parar de tomar a medicação.

ONA

Endereços:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Bela Vista:

Rua Dona Adma Jafet, 74 – 3º andar - Bela Vista
São Paulo/SP – CEP: 01308-050

Telefones:

(11) 5052-5995
(11) 98529-1494
(11) 98529-1708

Captação
[contact-form-7 404 "Not Found"]