As lojas de aplicativos dos smartphones estão cheias de opções de comunicação e entretenimento. Mas e se você pudesse usar a tecnologia para ajudar a cuidar da sua saúde mental e emocional?
Neste artigo, vamos apresentar a você cinco apps que, apesar de não substituírem um tratamento médico e/ou psicológico, podem muito bem ser uma ferramenta extra na luta contra as enfermidades da mente. Siga a leitura até o final e confira!
1️. Lojong
Voltado para o treinamento cerebral, o app faz uso da técnica Mindfulness para proporcionar benefícios como alívio do estresse, controle da ansiedade, ampliação do foco e aumento da produtividade. Um dos destaques é o programa “Dormir Bem”, que traz uma variedade de medições para monitorar o seu sono.
2. Rootd
A interface simples possui um botão vermelho que guia o usuário a dois caminhos distintos, conforme a situação momentânea. A promessa é de entregar conforto mental o mais rápido possível no enfrentamento a ataques. O programa tem integração com a agenda do aparelho e permite ligar imediatamente para um contato de confiança cadastrado.
3. Conversa Comigo
Voltado para a psicoeducação, traz conteúdos interativos para melhorar a saúde mental e emocional e permite conversar com especialistas. Estes, na verdade, são perfis programados por uma equipe de psicólogos da UERJ para interagir com respostas pré-elaboradas para dúvidas comuns.
4. Cíngulo
Voltado para a terapia guiada, técnica desenvolvida a partir de mais de uma década de pesquisa científica e conhecimento clínico sobre a mente. Conduz sessões sem intervenção humana, o que pode ser menos intimidador. Conta com exercícios práticos de autoavaliação, sessões de autoconhecimento e uma área de diário emocional.
5. Headspace
Um dos apps mais conhecidos do gênero, traz exercícios de meditação guiada e atenção plena, que ajudam a controlar o estresse. Possui ainda atividades para melhorar a respiração e obter noites de sono mais tranquilas.
Viu só como existem várias opções para ajudar você a cuidar da sua saúde mental e emocional? Mais uma vez, lembramos que nenhum desses aplicativos substitui consultas e tratamentos com profissionais especializados da área. Para casos mais específicos, procure sempre orientação médica.
Gostou deste artigo? Então compartilhe estas informações com sua família e seus amigos. Para mais informações e curiosidades sobre saúde e qualidade de vida, confira os demais textos do blog e siga a Oncocenter no Instagram, Facebook e LinkedIn.