Por ser um assunto muito discutido, é comum que o câncer de mama esteja cercado de alguns mitos que são insistentemente reproduzidos por aí. Será que você ainda está acreditando em alguns mitos sobre câncer de mama?
Considerar e espalhar informações incorretas pode prejudicar seriamente a sua saúde e a de quem tem contato com elas. É muito importante sempre checar a veracidade do que está sendo compartilhado.
O que acha de conferir alguns exemplos? Confira a seguir os 6 principais mitos sobre câncer de mama que você deve esquecer:
1. O autoexame ajuda na prevenção
Muito difundido no passado, o autoexame, na verdade, não é um recurso decisivo para detectar o câncer de mama cedo e, assim, ajudar na sua prevenção.
Em vez disso, prefira realizar consultas regularmente com o médico e fazer os exames receitados por ele na periodicidade recomendada. Dessa forma, se a doença surgir, ela poderá ser detectada cedo e tratada com altas chances de cura.
2. Desodorante aerosol causa câncer
Ainda não existem estudos que comprovem uma ligação entre o uso de desodorante aerosol e um aumento na taxa de ocorrência de câncer de mama (ou qualquer outro tipo de tumor).
3. O câncer de mama ocorre apenas nas mulheres
Você sabia que o câncer de mama também pode ocorrer em homens? A ocorrência da doença é bastante baixa no sexo masculino, representando de 0,5 a 1% de todos os casos, mas ainda assim existe.
Para saber mais sobre o câncer de mama em homens veja esse outro artigo do nosso blog: Câncer de mama em homens: quais as chances e como ocorre?
4. Trauma nos seios aumenta as chances de ter a doença
Você já ouviu dizer que machucar os seios ou batê-los de alguma forma aumenta as chances de desenvolver câncer de mama? Então é importante saber que se trata de um mito.
O que costuma ocorrer é que as mulheres passam a ter mais cuidado e atenção com as mamas após sofrerem algum trauma na região. E, assim, podem detectar a presença de um nódulo que não haviam notado antes.
5. Quem tem parentes com câncer de mama com certeza terá a doença
Levar em conta o histórico médico familiar é válido durante consultas de rotina, mas apenas para contabilizar os fatores de risco aos quais as pessoas estão expostas.
No entanto, é um erro pensar que quem tem parentes com câncer de mama certamente desenvolverá a doença. Afinal, o fator hereditário corresponde a menos de 5% dos casos.
6. Quem tem prótese de silicone não pode fazer mamografia
Mesmo quem tem prótese de silicone pode realizar o exame da mamografia normalmente e diagnosticar a doença se ela estiver presente.
Isso não impede que o médico peça exames complementares para contar com um diagnóstico mais precisos, como é o caso da ultrassonografia ou ressonância magnética.
Acreditar em mitos sobre câncer de mama pode impactar negativamente em um tratamento ou até dificultar o seu processo de diagnóstico. Leve em conta as informações deste artigo e consulte o seu médico a respeito de dúvidas e inseguranças para sempre manter a sua saúde em dia.
Já viu algum outro mito sobre câncer de mama sendo reproduzido por aí? Compartilhe conosco!