Unidades: Moema e Bela Vista Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Qui. das 8h às 19h | Sex. das 8h às 18h)

6 mitos sobre câncer de mama que você deve esquecer

6 mitos sobre câncer de mama que você deve esquecer
Autor(a): Ana Cristina Steinert
Saiba mais

Por ser um assunto muito discutido, é comum que o câncer de mama esteja cercado de alguns mitos que são insistentemente reproduzidos por aí. Será que você ainda está acreditando em alguns mitos sobre câncer de mama?

Considerar e espalhar informações incorretas pode prejudicar seriamente a sua saúde e a de quem tem contato com elas. É muito importante sempre checar a veracidade do que está sendo compartilhado.

O que acha de conferir alguns exemplos? Confira a seguir os 6 principais mitos sobre câncer de mama que você deve esquecer:

 

1. O autoexame ajuda na prevenção

Muito difundido no passado, o autoexame, na verdade, não é um recurso decisivo para detectar o câncer de mama cedo e, assim, ajudar na sua prevenção.

Em vez disso, prefira realizar consultas regularmente com o médico e fazer os exames receitados por ele na periodicidade recomendada. Dessa forma, se a doença surgir, ela poderá ser detectada cedo e tratada com altas chances de cura.

 

2. Desodorante aerosol causa câncer

Ainda não existem estudos que comprovem uma ligação entre o uso de desodorante aerosol e um aumento na taxa de ocorrência de câncer de mama (ou qualquer outro tipo de tumor).

 

3. O câncer de mama ocorre apenas nas mulheres

Você sabia que o câncer de mama também pode ocorrer em homens? A ocorrência da doença é bastante baixa no sexo masculino, representando de 0,5 a 1% de todos os casos, mas ainda assim existe.

Para saber mais sobre o câncer de mama em homens veja esse outro artigo do nosso blog: Câncer de mama em homens: quais as chances e como ocorre?

 

4. Trauma nos seios aumenta as chances de ter a doença

Você já ouviu dizer que machucar os seios ou batê-los de alguma forma aumenta as chances de desenvolver câncer de mama? Então é importante saber que se trata de um mito.

O que costuma ocorrer é que as mulheres passam a ter mais cuidado e atenção com as mamas após sofrerem algum trauma na região. E, assim, podem detectar a presença de um nódulo que não haviam notado antes.

 

5. Quem tem parentes com câncer de mama com certeza terá a doença

Levar em conta o histórico médico familiar é válido durante consultas de rotina, mas apenas para contabilizar os fatores de risco aos quais as pessoas estão expostas.

No entanto, é um erro pensar que quem tem parentes com câncer de mama certamente desenvolverá a doença. Afinal, o fator hereditário corresponde a menos de 5% dos casos.

 

6. Quem tem prótese de silicone não pode fazer mamografia

Mesmo quem tem prótese de silicone pode realizar o exame da mamografia normalmente e diagnosticar a doença se ela estiver presente.

Isso não impede que o médico peça exames complementares para contar com um diagnóstico mais precisos, como é o caso da ultrassonografia ou ressonância magnética.

Acreditar em mitos sobre câncer de mama pode impactar negativamente em um tratamento ou até dificultar o seu processo de diagnóstico. Leve em conta as informações deste artigo e consulte o seu médico a respeito de dúvidas e inseguranças para sempre manter a sua saúde em dia.

Já viu algum outro mito sobre câncer de mama sendo reproduzido por aí? Compartilhe conosco!

ONA

Endereços:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Bela Vista:

Rua Dona Adma Jafet, 74 – 3º andar - Bela Vista
São Paulo/SP – CEP: 01308-050

Telefones:

(11) 5052-5995
(11) 98529-1494
(11) 98529-1708

Captação
[contact-form-7 404 "Not Found"]