A preocupação com o trabalho durante o tratamento é recorrente entre pacientes com câncer. As razões e motivos pessoais que levam os pacientes a quererem continuar trabalhando são diversos. Muitos precisam trabalhar, pois não podem abrir mão da fonte de renda, outros necessitam do trabalho pela satisfação de fazer o que gostam e de se sentirem úteis.
Algo importante de entender e aceitar nesse momento é que seu corpo poderá estar diferente durante o tratamento e você deve ficar atenta aos sinais que ele mostrar. Durante o tratamento você poderá se sentir mais cansado e indisposto que o usual.
Continuar trabalhando ou não vai depender do tipo de tratamento que você está recebendo, do estágio do seu câncer, seu estado de saúde e do tipo de trabalho que você faz.
O quanto você pode trabalhar vai depender de como você está se sentindo. Algumas pessoas com câncer estão aptos a trabalhar ou desfrutar de atividades durante o tratamento. Outros pacientes sentem que precisam descansar mais que o usual.
Seu médico poderá te aconselhar melhor sobre seu estado e sugerir a você algumas atividades. Uma boa forma de conciliar o trabalho é planejando agendar seu tratamento no fim do dia ou logo antes do fim de semana, assim você terá mais tempo para descansar e se recuperar.
Caso o seu tratamento te deixe cansado, talvez você tenha que ajustar por algum tempo sua agenda de trabalho. Converse com o seu chefe sobre suas necessidades e desejos nesse momento. Você poderá concordar com um trabalho de meio-período ou talvez você possa fazer parte do trabalho de casa. Consulte seus direitos para saber os procedimentos garantidos por lei.