Unidade: Moema Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Sex. das 8h às 17h)

Câncer de endométrio: quais são os principais sinais e sintomas?

Câncer de endométrio: quais são os principais sinais e sintomas?
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

O câncer de endométrio é uma doença multifatorial, que representa 3,6% dos cânceres femininos, sendo um dos mais incidentes entre tumores ginecológicos. O risco de uma mulher desenvolver a doença durante a vida é de 2,6%. 

Embora não existam exames específicos para detectar a doença, o diagnóstico e o tratamento precoce podem aumentar significativamente as chances de cura. Por isso, é fundamental que as mulheres possam reconhecer quais sintomas estão associados a esse tipo de câncer. 

Alguns dos principais sinais, sobretudo entre mulheres com mais de 60 anos, são hemorragias, fadiga, manchas no corpo, anemia e corrimentos. Além disso, a maioria das pacientes apresenta sangramentos vaginais fora dos períodos menstruais ou após a menopausa. 

Já em etapas em que a doença está mais avançada, outros sintomas como dores pélvicas e perda de peso são recorrentes. Por esse motivo, é importante estar atento quando surgirem os primeiros sinais, para garantir uma tratamento mais eficaz contra esse tipo de câncer.

Principais causas

Entre as principais causas que podem levar à doença, estão:

  • Menstruação precoce.
  • Elevada concentração de estrogênio no sangue.
  • Menopausa tardia.
  • Idade avançada.
  • Histórico familiar de câncer na região do útero, entre outros.

Além disso, a ocorrência de obesidade pode se tornar um fator de risco indireto, já que ela normalmente aumenta a produção de estrogênio.

O tratamento

Cada opção de tratamento deve ser, antes de tudo, discutida com o médico especialista, que irá direcionar o paciente de acordo com suas características específicas e as circunstâncias que envolvem a doença. 

Uma das alternativas mais utilizadas é a cirurgia para remoção dos tecidos comprometidos, que pode ser feita junto com quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia. 

No entanto, é importante lembrar que alguns hábitos simples podem ser essenciais e grandes aliados para a prevenção do câncer de endométrio. Uma dieta balanceada em conjunto com a prática de exercícios físicos ajudam a reduzir o risco da doença ocorrer.

Mas se você tiver algum sintoma, não hesite em procurar ajuda médica. 

Para ler outros artigos como este, acesse nossa página no Facebook

Entre no nosso Instagram e encontre dicas de como viver uma vida mais saudável.

ONA

Endereço:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Telefones:

(11) 5052-5995
Whatsapp:
(11) 98529-1494 - 1º andar
(11) 98529-1708 - Térreo

Comercial/Faturamento/Autorizações:
(11) 4801-5200

Captação

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão