Unidades: Moema e Bela Vista Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Qui. das 8h às 19h | Sex. das 8h às 18h)

Câncer de estômago: quais seus tipos e tratamentos?

Câncer de estômago: quais seus tipos e tratamentos?
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

O câncer de estômago é a quinta neoplasia mais frequente no mundo. Ele possui altas taxas de mortalidade devido ao seu diagnóstico tardio. É mais comum em homens acima de 50 anos, mas pode acometer jovens e mulheres.

A sua incidência tem diminuído com a instituição de rastreamento precoce nas áreas mais prevalentes e o tratamento do Helicobacter pylori, cuja infecção é fator de risco para seu desenvolvimento. Outros fatores de risco conhecidos são o tabagismo, o etilismo, obesidade, fatores dietéticos como a dieta rica em sal e alimentos defumados e herança genética (menos de 3% dos casos).

 

Quais são os principais tipos de câncer de estômago?

A histologia mais frequente é o adenocarcinoma, que representa 90% dos diagnósticos histopatológicos. Há dois tipos de adenocarcinoma, o Intestinal e o Difuso:

  • Os tumores tipo intestinal são bem diferenciados e de melhor prognóstico, são encontrados nas regiões de maior incidência. Estão associados à infecção pelo H. pylori, afetam a região mais distal do estômago e sua incidência tem sofrido redução mundial.
  • Os tumores do tipo difuso, são indiferenciados (o aspecto da célula tumoral é bem diferente da célula normal), está associado a pior prognóstico, acometem geralmente a cárdia e a pequena curvatura gástrica, e vem apresentando um aumento na sua incidência mundial. 

As histologias menos frequentes de tumor gástrico são os linfomas MALT (como são chamados os linfomas de localização gástrica); os tumores carcinóides e os tumores estromais do trato gastrintestinal (os chamados GIST); e ainda mais raramente os carcinomas de células parietais, carcinoma epidermóide e o coriocarcinoma;

 

Como é o tratamento de câncer de estômago?

O estômago não é uma localização comum de metástases, mas outras neoplasias podem produzir metástases gástricas, como por exemplo, os cânceres de ovário e de mama; neste caso o tratamento é voltado para o órgão primário.

Em geral, o tratamento para câncer de estômago envolve as três modalidades de tratamento oncológico mais usadas: cirurgia, que pode ser curativa em estágios iniciais; radioterapia e quimioterapia.

A neoplasia de estômago também já possui aprovação pela Anvisa para uso de imunoterapia em alguns casos da doença. O tratamento vai ser indicado com base em fatores relacionados ao paciente como idade e estado geral de saúde, localização do tumor, histologia e estadiamento.

Agora você já sabe mais a respeito dos tipos e tratamentos de câncer de estômago. Consulte um oncologista clínico para lhe orientar melhor sobre as particularidades de seu caso.

ONA

Endereços:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Bela Vista:

Rua Dona Adma Jafet, 74 – 3º andar - Bela Vista
São Paulo/SP – CEP: 01308-050

Telefones:

(11) 5052-5995
(11) 98529-1494
(11) 98529-1708

Captação
[contact-form-7 404 "Not Found"]