Unidade: Moema Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Sex. das 8h às 18h)

Câncer de Pâncreas: principais sintomas e sinais

Câncer de Pâncreas: principais sintomas e sinais
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

O corpo sempre sinaliza quando há algo errado, mas nem sempre é perceptível. Os sinais e sintomas do câncer de pâncreas podem ser provocados por outras condições clínicas, por isso é importante fazer um acompanhamento médico e ter os exames em dia.

O câncer de pâncreas não costuma sinalizar sintomas nos estágios iniciais, seus sintomas começaram a aparecer em estágios mais avançados e, no geral, os primeiros são: falta de apetite e perda de peso considerável e em curto espaço de tempo. Mas há outros sinais e sintomas, como:

  • Sintomas da icterícia (amarelamento dos olhos e da pele, urina escura, fezes de cor clara e oleosa e coceira na pele);
  • Dor abdominal ou nas costas;
  • Perda de peso e falta de apetite;
  • Náuseas e vômitos;
  • Aumento da vesícula biliar ou aumento do fígado;
  • Coágulos sanguíneos;
  • Diabetes.

A icterícia é um dos primeiros sintomas. Ela é causada por conta do acúmulo da bilirrubina, substância marrom-amarelada escura produzida no fígado. Normalmente o fígado libera a bile (que contém a bilirrubina), ela atravessa o ducto biliar comum para os intestinos, ajudando a quebrar as gorduras que serão expelidas nas fezes. Quando o ducto biliar comum fica bloqueado, a bile não alcança os intestinos e a quantidade de bilirrubina no corpo se acumula.

Quando o câncer começa na “cabeça” do pâncreas, o tumor pode comprimir o ducto biliar, causando a icterícia. Quando o câncer se dissemina para o fígado também podem causar esse sintoma na pele e olhos. Já em casos onde o tumor começa no corpo ou “cauda”, não pressiona o ducto até que a doença chegue a tomar conta do órgão – além de se disseminar em outros órgãos. 

Por isso é importante estar com os exames sempre atualizados e as consultas médicas em dia. Todo e qualquer sintoma deve ser investigado e analisado. Consulte seu médico.

ONA

Endereço:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Contatos:

Unidade Moema - (11) 5052-5995
Comercial/Faturamento/Autorizações - (11) 4801-5200
Whatsapp/Call Center (Confirmações de Consultas e Solicitações) - (11) 95070-2845
Atendimento de Seg. a Sex. das 8h às 18h

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão