O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns entre a população masculina. Na verdade é o de segunda maior representatividade entre o gênero, sendo 29% dos diagnósticos da doença no país – atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.
A glândula de exclusividade masculina está localizada na parte baixa do abdômen e é um órgão pequeno em formato de “maçã”, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata produz parte do sêmen, líquido que contém os espermatozoides – células reprodutivas masculinas.
Ainda segundo o INCA, a taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. É considerado um câncer da terceira idade, uma vez que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Mas isso não quer dizer que a doença tenha um único alvo.
O câncer de próstata pode se desenvolver em todo e qualquer ser humano que possuir uma próstata, mas, sem dúvida alguma, há alguns fatores de risco que precisam ser levados em conta e observados, como por exemplo:
- Histórico de câncer de próstata familiar;
- Histórico de câncer (qualquer tipo) na família;
- Hábitos de saúde não saudáveis;
- Obesidade.
É importante ficar de olho em sinais do próprio corpo e saber o seu histórico familiar, além de cuidar da sua saúde como um todo: alimentação, hidratação, descanso e exercícios físicos regulares.
Caso observe algo fora do comum, procure um médico. Conheça mais sobre a Oncocenter no nosso site, entre em contato e faça uma consulta