Os cânceres de laringe e hipofaringe são diagnosticados em função dos sinais ou sintomas característicos que o paciente apresenta. É muito raro que pessoas sejam assintomáticas a essas enfermidades, afinal os exames para investigar outros tipos de patologias costumam abranger e captar informações sobre a presença desses cânceres.
Sintomas mais comuns:
- Alteração na voz;
- Rouquidão frequente;
- Ferida na garganta que não cicatriza;
- Tosse persistente;
- Dor e/ou dificuldade para engolir;
- Dor de ouvido;
- Dificuldade para respirar;
- Perda de peso;
- Nódulo ou massa no pescoço.
É importante destacar que esse diagnóstico só poderá ser dado por um médico e que todo e qualquer sintoma deve ser investigado.
Quais são as formas de se fazer o diagnóstico?
Histórico Clínico
Fazer um exame preventivo e de maior investigação relacionado ao câncer em casos de familiares próximos/diretos que tenham tido esse diagnóstico para comprovar se há uma predisposição genética para desenvolver câncer de laringe ou hipofaringe.
Histórico Clínico e Exame Físico
Ao longo da consulta o médico fará perguntas sobre o histórico clínico de familiares próximos. Outros pontos serão levantados: fatores de risco e sintomas para avaliar uma análise mais aprofundada se algo pode evoluir ou sugerir um risco maior de câncer de laringe ou hipofaringe.
O exame físico consiste em prestar atenção na região da cabeça e do pescoço, procurando áreas anormais na boca ou garganta, além de aumento dos gânglios linfáticos do pescoço.
Consultar um Especialista
O profissional mais especializado na área é o otorrinolaringologista. Ele fará exames voltados para a região da cabeça e pescoço, examinará laringe e hipofaringe (laringoscopia). O exame pode ser realizado em consultório médico.
Como pacientes com câncer de laringe ou hipofaringe têm um risco maior de desenvolver outros cânceres na cabeça e pescoço, toda a região deve ser cuidadosamente examinada.
Panendoscopia
Este procedimento combina laringoscopia, esofagoscopia e, às vezes, broncoscopia. Todas essas informações auxiliam para que o médico examine detalhadamente toda a área ao redor da laringe e hipofaringe, incluindo o esôfago e a traqueia. Este exame é geralmente feito em centro cirúrgico e envolvendo anestesia. Tudo é analisado: garganta, cordas vocais e áreas adjacentes.
Evite automedicação e autodiagnósticos, procure seu médico e mantenha uma dieta balanceada, exercícios físicos constantes e cuide de sua saúde mental. Acompanhe outros artigos como este na nossa página do Facebook e saiba mais sobre a Oncocenter clicando aqui.