Unidade: Moema Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Sex. das 8h às 18h)

Como são diagnosticados os cânceres de laringe e hipofaringe?

Como são diagnosticados os cânceres de laringe e hipofaringe?
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

Os cânceres de laringe e hipofaringe são diagnosticados em função dos sinais ou sintomas característicos que o paciente apresenta. É muito raro que pessoas sejam assintomáticas a essas enfermidades, afinal os exames para investigar outros tipos de patologias costumam abranger e captar informações sobre a presença desses cânceres. 

Sintomas mais comuns:

  • Alteração na voz;
  • Rouquidão frequente;
  • Ferida na garganta que não cicatriza;
  • Tosse persistente;
  • Dor e/ou dificuldade para engolir;
  • Dor de ouvido;
  • Dificuldade para respirar;
  • Perda de peso;
  • Nódulo ou massa no pescoço.

É importante destacar que esse diagnóstico só poderá ser dado por um médico e que todo e qualquer sintoma deve ser investigado.

Quais são as formas de se fazer o diagnóstico? 

Histórico Clínico 

Fazer um exame preventivo e de maior investigação relacionado ao câncer em casos de familiares próximos/diretos que tenham tido esse diagnóstico para comprovar se há uma predisposição genética para desenvolver câncer de laringe ou hipofaringe. 

Histórico Clínico e Exame Físico
Ao longo da consulta o médico fará perguntas sobre o histórico clínico de familiares próximos. Outros pontos serão levantados: fatores de risco e sintomas para avaliar uma análise mais aprofundada se algo pode evoluir ou sugerir um risco maior de câncer de laringe ou hipofaringe. 

O exame físico consiste em prestar atenção na região da cabeça e do pescoço, procurando áreas anormais na boca ou garganta, além de aumento dos gânglios linfáticos do pescoço.

Consultar um Especialista
O profissional mais especializado na área é o otorrinolaringologista. Ele fará exames voltados para a região da cabeça e pescoço, examinará laringe e hipofaringe (laringoscopia). O exame pode ser realizado em consultório médico. 

Como pacientes com câncer de laringe ou hipofaringe têm um risco maior de desenvolver outros cânceres na cabeça e pescoço, toda a região deve ser cuidadosamente examinada. 

Panendoscopia

Este procedimento combina laringoscopia, esofagoscopia e, às vezes, broncoscopia. Todas essas informações auxiliam para que o médico examine detalhadamente toda a área ao redor da laringe e hipofaringe, incluindo o esôfago e a traqueia. Este exame é geralmente feito em centro cirúrgico e envolvendo anestesia. Tudo é analisado: garganta, cordas vocais e áreas adjacentes. 

Evite automedicação e autodiagnósticos, procure seu médico e mantenha uma dieta balanceada, exercícios físicos constantes e cuide de sua saúde mental. Acompanhe outros artigos como este na nossa página do Facebook e saiba mais sobre a Oncocenter clicando aqui.

ONA

Endereço:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Contatos:

Unidade Moema - (11) 5052-5995
Comercial/Faturamento/Autorizações - (11) 4801-5200
Whatsapp/Call Center (Confirmações de Consultas e Solicitações) - (11) 95070-2845
Atendimento de Seg. a Sex. das 8h às 18h

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão