Unidade: Moema Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Sex. das 8h às 18h)

Como o sedentarismo aumenta o risco do desenvolvimento do câncer

Como o sedentarismo aumenta o risco do desenvolvimento do câncer
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

Sedentarismo

Quem não gosta de se espalhar no sofá ou na cama para assistir a um bom filme ou série de TV, não é mesmo? O problema é quando esse hobby vira um hábito persistente e se transforma naquilo que os cientistas chamam de comportamento sedentário – ou sedentarismo. Quanto mais se é inativo, maior é a exposição a riscos de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer e diabetes do tipo 2. Os dados foram publicados na revista médica Preventing Chronic Disease

Saiba todos os detalhes desse estudo acompanhando a leitura deste artigo até o final!

A relação entre sedentarismo e câncer

Estudos observacionais, que acompanham pessoas ativas e sua saúde por longo período de tempo, já verificaram a relação de causa e efeito entre o sedentarismo e o aparecimento de tumores. As evidências são tão consistentes que justificam a indicação da atividade física como estratégia preventiva ou de controle da doença. Confira alguns exemplos: 

Câncer de mama 

Quanto mais se faz atividade física (moderada a vigorosa), menor o risco para o câncer de mama, especialmente entre mulheres no período anterior à menopausa e que têm histórico familiar. A redução do risco é de 23%. Aqui, mover-se compreende atividades ocupacionais, de recreação, caminhadas e atividades domésticas. Os dados são da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Câncer de bexiga e rins 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (EUA), aqui também conta toda atividade realizada no trabalho e no seu tempo livre. Dá até para diminuir o risco de ter esses tumores em cerca de 13%. 

Câncer de cólon 

Altos níveis de atividade física previnem o câncer de cólon, mas também reduzem a mortalidade de pacientes com a enfermidade (30% a 40%). Esse achado foi publicado pelo periódico International Journal of Environmental Research and Public Health

Câncer de pulmão 

Em geral, o benefício favorece a todos. Entre fumantes, a prática vigorosa reduz em 26% o risco; 13% para atividade moderada a vigorosa e 21% para atividade física moderada (dados da SBOC).

As alterações que o sedentarismo provoca no corpo

A explicação de por que se entregar à preguiça, de maneira rotineira, traz efeitos nocivos para o seu corpo ainda não foi totalmente esclarecida pelos cientistas. O que sabemos é que ficar parado por muito tempo provoca as seguintes alterações no seu organismo: 

  • Redução do metabolismo (processamento pelo organismo) das gorduras e carboidratos;
  • Diminuição da glicose muscular, ou seja, da reserva de energia local; 
  • Limitação do transporte de proteínas; 
  • Restrição da circulação sanguínea de todos os sistemas do corpo, inclusive do sistema nervoso simpático, alterando as funções vasculares e a sensibilidade à insulina; 
  • Alteração dos hormônios sexuais; 
  • Piora na capacidade de equilíbrio do peso e do controle do apetite; 
  • Associação com o risco de doenças cardiovasculares.

Reduzir o tempo que se passa parado trabalhando, diante da TV ou rolando a tela do celular é um desafio, mas os especialistas garantem que pequenas mudanças ajudam a combater prejuízos. 

O que fazer para evitar esse quadro?

Para quem trabalha sentado por longas horas, o ideal é usar algum tipo de alarme para lembrar de se movimentar a cada 30 minutos, por pelo menos 2 a 5 minutos. Aproveite para levantar-se, ir ao banheiro, beber água e alongar-se. Deixe o carro em casa, desça uma estação antes da sua parada do metrô ou do ônibus para poder caminhar, ou escolha programas de lazer como andar em um parque. Adote como regra caminhar alguns minutos após as refeições, mesmo que seja em volta da sua casa ou no trabalho. Os resultados mais rapidamente percebidos são melhora das taxas de colesterol, pressão arterial, glicemia, entre outros marcadores cardiometabólicos. 

Viu só como é importante combater o sedentarismo e praticar mais atividades físicas? Para mais informações e curiosidades sobre saúde e qualidade de vida, confira os outros textos do blog e siga a Oncocenter nas redes sociais. 

ONA

Endereço:

Moema:

Av. Indianópolis, 709 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04063-000

Contatos:

Unidade Moema - (11) 5052-5995
Comercial/Faturamento/Autorizações - (11) 4801-5200
Whatsapp/Call Center (Confirmações de Consultas e Solicitações) - (11) 95070-2845
Novo endereço - (11) 98529-1708
Atendimento de Seg. a Sex. das 8h às 18h

    Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

    Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

    Deseja agendar uma consulta?

    SimNão