Receber o diagnóstico de câncer é sempre um momento muito delicado. Muitas coisas passam pela cabeça e é difícil focar, mas é importante manter a calma e tomar as decisões mais assertivas possível.
Após a suspeita e a confirmação do diagnóstico de câncer iniciamos a caminhada para a cura, com um tratamento especializado e focado no paciente e suas necessidades – cada um é único e merece ser tratado como tal. Mas o que esperar dessa nova fase?
Cada paciente reage de uma forma diferente e pode ter efeitos colaterais diferentes em relação aos medicamentos. E vale lembrar: efeitos colaterais são temporários e tendem a desaparecer aos poucos.
Pele
Alguns dos medicamentos podem deixar a pele ressecada e isso precisa ser observado, afinal isso facilita a entrada de agentes infecciosos e, consequentemente, os cuidados com a higiene devem ser redobrados. Algumas dicas:
- Antes de aplicar qualquer produto sobre a pele, certifique-se que suas mãos estão bem higienizadas;
- Dê preferência para algodão, gaze e esponjas – produtos descartáveis;
- Não compartilhe produtos de limpeza de pele e maquiagem;
- Limpe o rosto com água morna e sabonete neutro – aprovado pelo médico;
- Lembre-se de hidratar seu rosto, mas peça a indicação do produto ao seu médico;
- Caso esteja sem as sobrancelhas, use um lápis macio para desenhá-las, evite machucar o rosto;
- Use sempre (e muito!) filtro solar;
- Dê preferência aos batons que contenham hidratante.
Cabelo
A maioria dos tratamentos oncológicos causam a queda de cabelos, mas isso não precisa ser um trauma para o paciente. Para evitar que esse momento seja doloroso, é possível tomar algumas ações antes, durante e depois desse processo. E é importante lembrar: seu cabelo voltará a crescer normalmente após o tratamento.
- Se o seu médico afirmar que o tratamento causa a queda de cabelo, faça um corte bem curto antes desse momento – sozinha, com alguém de confiança e/ou com cabeleireiro;
- Se sentir-se confortável, arranje acessórios, como lenços, bonés, chapéus e até perucas. Além de te deixar mais confortável, vai ser um diferencial para você se cuidar;
- Lave a cabeça com shampoo neutro;
- Não esfregue o cabelo/cabeça ao enxugá-la;
- Caso o cabelo ainda não tenha caído, evite usar o secador e, se for necessário, use sempre em temperatura morna e fria;
- Prefira escova de cabelo macia e penteia-os com suavidade;
- Evite usar grampos, fivelas, elásticos e produtos químicos.
Enjoos
Muitos medicamentos podem causar enjoos e é normal que isso aconteça, afinal, você está cuidando da sua saúde. Mas há algumas formas de cuidar para que esse efeito colateral seja suavizado e até eliminado da sua rotina.
- Procure um médico especialista em alimentação de pacientes oncológicos;
- Mantenha uma alimentação saudável e natural;
- Beba muita água;
- Converse com seu médico sobre enjoos e formas de suavizá-los.
O diagnóstico de câncer pode assustar, não é fácil, mas você pode se preparar para encarar essa fase e vencê-la com conhecimento, saúde e qualidade de vida. Você tem alguma dúvida? Comente aqui!