Unidade: Moema Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Sex. das 8h às 18h)

É fato ou é fake? Conheça alguns mitos sobre causas do câncer

É fato ou é fake? Conheça alguns mitos sobre causas do câncer
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

Muitas das informações que temos acesso por aí sobre câncer nem sempre são verdade. É necessário atenção à confiabilidade da fonte para que seja possível falar abertamente sobre a doença e desmistificar alguns mitos que foram tomando cada vez mais espaço na mídia ao longo dos anos.

E muitos desses mitos são sobre a causa do câncer, já que apenas a palavra carrega um peso muito grande relacionado a diversos preconceitos que ainda assusta pessoas com pouco acesso à informação e a saúde. E a Oncocenter, como clínica especializada em tratamento oncológico, tem como dever e obrigação desconstruir mitos e divulgar informações corretas acerca desta doença.

Então, confira abaixo alguns mitos sobre as causas do câncer e suas explicações:

  • Alimentos esquentados no microondas podem provocar câncer?

As micro-ondas não tornam sua comida radioativa, já que elas apenas aquecem o seu alimento ao produzir uma radiação não ionizante, absorvida pelas moléculas do produto congelado. Ao vibrar, essas moléculas produzem calor, aquecendo seu alimento.

  • Viajar de avião ou ficar sempre perto de antenas de celulares e torres de energia aumenta o risco de desenvolver câncer?

Não existe nenhuma comprovação científica de que radiação eletromagnética, de celulares, micro-ondas e aviões possam causar tumores. Os estudos feitos até o momento, para determinar a relação desse tipo de radiação com o aparecimento de câncer, não mostraram nenhuma evidência de que isso acontece. O assunto ainda permanece “em aberto” porém mais pesquisas e mais tempo de investigação e análise em pessoas expostas são necessárias para que uma conclusão seja finalizada.

  • Implante de silicone pode provocar câncer de mama?

Esse mito surgiu há muitos anos e já foi derrubado por duas grandes pesquisas realizadas no Canadá e outra nos Estados Unidos. O estudo do Canadá avaliou aproximadamente 11.680 pacientes que usaram prótese mamária. Ambas análises não revelaram relação alguma entre o câncer de mama e o silicone.

  • Desodorante antitranspirante causa câncer de mama?

Não existem pesquisas ou estudos que demonstrem qualquer relação entre o uso de desodorantes e câncer de mama. O que pode ocorrer é a obstrução de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.

  • Um tumor pode ser causado por um trauma?

Muitos pacientes acreditam que um tumor pode ser causado em decorrência de um trauma ou pancada, mas o que o traumatismo pode formar é um nódulo que, em exames rotineiros, pode se assemelhar a um tumor, mas é benigno. Outra coisa que muito acontece é que, a partir do momento do trauma, a preocupação da pessoa aumenta e, através do toque mais frequente ou outros exames pode-se descobrir um nódulo que já estava se desenvolvendo no corpo sem nenhuma manifestação evidente.

  • O tabaco causa apenas câncer de pulmão?

Não. Fumar é uma das principais causas do câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral e esôfago. Mas também se relaciona com o desenvolvimento de câncer de bexiga, pâncreas, útero, rim e estômago, além de algumas formas de leucemia.

  • Charutos e cachimbos provocam menos câncer de pulmão que cigarros comuns?

Tanto os cigarros como os charutos e fumo para cachimbos consistem em folhas de tabaco secas. Há aproximadamente 600 ingredientes nos cigarros. Quando queimados, ou seja, ao fumar, os cigarros criam mais de 7.000 produtos químicos. Sabemos que pelo menos 69 desses produtos químicos causam câncer e muitos são extremamente tóxicos. Como existem mais fumantes de cigarros do que de charutos e cachimbos, a ocorrência de câncer pelo consumo de cigarro é maior, porém charutos e cachimbos são tão perigosos quanto.

  • Pessoas na minha família tiveram câncer, então também terei já que é hereditário?

Na verdade, a maioria dos diagnósticos de câncer são considerados esporádicos, isto é, não estão associados a uma alteração genética conhecida que aumente o risco de desenvolvimento de neoplasias, e estão mais relacionados a hábitos de vida como sedentarismo, tabagismo, alimentação pobre em fibras, obesidade. E, apesar de história familiar positiva para neoplasias ser sim um fator de risco, não é um fator determinante. Somente em torno de 15% dos diagnósticos de neoplasia são associados a síndromes genéticas. Alguns exemplos são neoplasia de mama e ovário com a presença de mutação de BRCA1 ou 2, neoplasia de cólon devido a Síndrome de polipose familiar.

 

Esperamos que essas informações – que foram divulgadas erroneamente por muitos anos – estejam esclarecidas e continuem sendo cada vez mais divulgadas da forma correta. E é claro que com saúde não se brinca. Por isso é muito importante que tenhamos responsabilidade e atenção ao perceber qualquer alteração no nosso organismo, além de adotar hábitos saudáveis nas nossas vidas. E lembre-se sempre de manter suas consultas médicas em dia.

Para ler mais conteúdos sobre oncologia, basta acessar o nosso blog recheado de informações confiáveis aqui.

ONA

Endereço:

Moema:

Av. Indianópolis, 709 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04063-000

Contatos:

Unidade Moema - (11) 5052-5995
Comercial/Faturamento/Autorizações - (11) 4801-5200
Whatsapp/Call Center (Confirmações de Consultas e Solicitações) - (11) 95070-2845
Novo endereço - (11) 98529-1708
Atendimento de Seg. a Sex. das 8h às 18h

    Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

    Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

    Deseja agendar uma consulta?

    SimNão