Unidade: Moema Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Sex. das 8h às 18h)

Glóbulos vermelhos baixos: o que significa?

Glóbulos vermelhos baixos: o que significa?
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

Fazer um exame de sangue envolve muitos fatores que podem ser diferentes de acordo com o tipo de exame que o médico pede. O hemograma completo é um dos exames de sangue mais solicitados. Ele faz a contagem de diversas células do sangue, além de medir a concentração no plasma sanguíneo. Tanto as taxas dos glóbulos vermelhos quanto dos glóbulos brancos e plaquetas são medidas por meio desse exame. Mas você sabe dizer o motivo pelo qual eles são tão importantes?

Os glóbulos vermelhos são as mais numerosas células sanguíneas. Sua função é transportar o oxigênio para os órgãos, principalmente os pulmões. E essa contagem de glóbulos é importante para ver se é possível diagnosticar doenças como a anemia, por exemplo. 

Cada um dos glóbulos vermelhos tem a sua hemoglobina – proteína rica em ferro -, a responsável pelo transporte de oxigênio, eliminando o gás carbônico do corpo. Cerca de 65% das reservas de ferro do organismo estão presentes nela e seu tom característico é o vermelho. Mas quais são as taxas normais?

Taxas de Glóbulos Vermelhos

Existe uma média considerada ideal e há variações entre homens e mulheres. Uma taxa normal, para homens, fica entre 13 e 18 gramas por 100 mililitros de sangue. Em mulheres, a taxa pode variar entre 11,5 e 15g/100ml. 

Os valores estão baixos.  O que significa? 

O exame de sangue pode ajudar na hora de investigarmos algumas doenças. O fator “glóbulos vermelhos baixos” pode dar indícios de que a pessoa esteja com uma anemia – muito associada a uma redução da hemoglobina. E, em grande parte, a doença é tratável com o auxílio de suplementação do consumo de ferro pelo paciente. 

Mas, em casos graves de anemia, é preciso de auxílio de um especialista para tratar da melhor forma possível essa doença que torna a vida da pessoa mais difícil, pela falta de disposição e força para fazer atividades comuns como: caminhar, acordar com disposição etc. 

Vale ressaltar que só o exame de sangue – hemograma completo – não é o suficiente para diagnosticar, com certeza, a presença de uma doença. É preciso de exames complementares e uma investigação de sinais e sintomas

É possível aumentar o número de glóbulos vermelhos? Como?

Em casos mais simples, mudanças de hábitos já resolvem a situação. Por isso, invista seu tempo e disposição para:

  • Ter uma alimentação rica em Ferro;
  • Consuma mais fontes de ácido fólico;
  • Consuma vitamina A e B12;
  • Aumente a quantidade de vitamina C;
  • Faça exercícios físicos;
  • Evite cigarros;
  • Evite bebidas alcoólicas;
  • Pratique atividade física.

E, em casos mais graves, faça o acompanhamento com o médico especialista e siga à risca todos os protocolos. Eles são fundamentais para a recuperação do organismo e a retomada da qualidade de vida. 

ONA

Endereço:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Contatos:

Unidade Moema - (11) 5052-5995
Comercial/Faturamento/Autorizações - (11) 4801-5200
Whatsapp/Call Center (Confirmações de Consultas e Solicitações) - (11) 95070-2845
Atendimento de Seg. a Sex. das 8h às 18h

    Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

    Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

    Deseja agendar uma consulta?

    SimNão