Unidade: Moema Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Sex. das 8h às 18h)

Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Mitos e verdades sobre o câncer de próstata
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

De acordo com dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), um homem morre no Brasil a cada 38 minutos por causa do câncer de próstata. Ainda assim, muitos continuam acreditando que cuidar da saúde da próstata pode comprometer sua virilidade ou ser uma demonstração de fraqueza. 

Boa parte dos mitos surge desses pré-conceitos, mas há várias outras afirmações sobre a doença que precisam ser esclarecidas. Pensando nisso, resolvemos listar neste artigo os principais mitos e verdades sobre o câncer de próstata. Vamos a eles?

Somente idosos têm câncer de próstata

Mito! Ainda que as estatísticas mostrem que a doença é mais frequente em pessoas mais velhas, ela também acomete homens adultos de todas as idades. Logo, seja qual for a sua faixa etária, é importante ficar atento aos fatores de risco e manter uma rotina de exames que permita a detecção precoce da doença.

Não tenho histórico familiar da doença – logo, as chances de eu tê-la são mínimas

Outro mito. Apesar de a hereditariedade ser um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata – ter um parente de primeiro grau diagnosticado duplica sua chance –, não ter casos na família não significa que você esteja livre da doença. Como pouco mais de 16% da população masculina brasileira é diagnosticada com o câncer de próstata todos os anos, podemos dizer que as causas vão muito além da predisposição genética.

O sedentarismo aumenta as chances de desenvolver a doença

Verdade. A obesidade e a falta de atividades físicas estão fortemente ligadas a alterações no metabolismo, o que pode levar a mutações que evoluirão para um tumor. Por isso, incluir uma rotina de exercícios com dieta equilibrada no seu dia a dia pode contribuir bastante na prevenção ao câncer de próstata.

O exame de toque retal é doloroso

Mito! Ainda que alguns pacientes possam apresentar algum desconforto – especialmente os que sofrem de hemorroidas –, o exame é totalmente indolor. Além disso, o tempo estimado para sua realização é de apenas 15 segundos. Por fim, é sempre bom reforçar que o exame de toque retal não compromete em absolutamente nada a sua sexualidade.

Se não tenho sintomas, não preciso me preocupar

Mais um mito. Quando o câncer de próstata está em estágio inicial e as chances de cura chegam a 90%, o paciente costuma não apresentar qualquer sintoma. Quando estes começam a surgir – os mais comuns são jato urinário mais fraco, sensação de urgência miccional ou de esvaziamento incompleto da bexiga –, é porque temos o crescimento benigno da glândula ou um câncer em estágio avançado.

De qualquer modo, apenas após a avaliação de um urologista e um cirurgião com experiência em câncer urológico é que é possível detectar com precisão a existência ou não da doença. É por isso que os exames preventivos são fundamentais na luta contra o câncer de próstata.

O tratamento do câncer de próstata diminui a virilidade e causa incontinência urinária

Depende. A maioria dos homens nota apenas uma pequena perda do desempenho sexual, que costuma voltar ao normal alguns meses depois. Apenas pacientes com idade avançada podem ter impotência moderada a severa. 

Sobre a incontinência urinária, ela de fato acontece – mas costuma ser transitória, dependendo do tipo de tratamento realizado. Além disso, existem medicamentos para reverter esse efeito colateral – e, nos pacientes mais jovens, o sintoma costuma desaparecer em alguns meses.

E aí, conseguiu esclarecer alguns dos mitos e verdades sobre o câncer de próstata mais frequentes? Continue acompanhando mais informações sobre a doença nas nossas redes sociais e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares!

ONA

Endereço:

Moema:

Av. Indianópolis, 709 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04063-000

Contatos:

Unidade Moema - (11) 5052-5995
Comercial/Faturamento/Autorizações - (11) 4801-5200
Whatsapp/Call Center (Confirmações de Consultas e Solicitações) - (11) 95070-2845
Novo endereço - (11) 98529-1708
Atendimento de Seg. a Sex. das 8h às 18h

    Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

    Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

    Deseja agendar uma consulta?

    SimNão