Você já ouviu falar em mucosite?Apesar de o objetivo do tratamento do câncer ser a estabilização da saúde do paciente, pode ser que alguns efeitos colaterais acabem causando o efeito contrário. É por isso que é muito importante acompanhar quaisquer reações que ocorram.
A mucosite é um exemplo disso. Trata-se de um problema que pode ocorrer durante o tratamento oncológico ao afetar a mucosa oral. Sem uma solução imediata, pode até levar à ocorrência de infecções.
Confira a seguir as principais informações que você precisa saber a respeito da mucosite, as principais formas de se prevenir contra ela e como é o tratamento.
O que é mucosite?
A mucosite é uma toxicidade causada pela radioterapia, quimioterapia e outros agentes oncológicos, como os inibidores de EGFR.
Os tratamentos oncológicos impedem a multiplicação celular, contendo a proliferação das células neoplásicas. No entanto, fazem o mesmo nas células do nosso corpo. Dessa forma, as nossas células saudáveis que se replicam rapidamente, como as células da pele, da mucosa e células sanguíneas, são mais acometidas, gerando os chamados efeitos colaterais.
Quando a mucosa oral é afetada, pode ser gerada uma inflamação, descamação, erosões e úlceras, dor e sangramento local, alteração do paladar e infecção secundária. Essas manifestações caracterizam a mucosite.
Quando a mucosa é agredida, ocorre uma predisposição a infecções fúngicas, virais e bacterianas. Isso ocorre porque a mucosa oral intacta é uma barreira para patógenos. As reações podem ser ainda mais graves devido à toxicidade hematológica, que também pode ocorrer como a diminuição das células de defesa do sangue.
É possível se prevenir contra a mucosite?

A prevenção ou diminuição dos sintomas da mucosite é feita por meio da avaliação odontológica prévia ao tratamento. Nesse momento, além da limpeza, podem ser necessários procedimentos mais invasivos, inclusive extração dentária em alguns casos.
Cuidados bucais adequados, uso de escova com cerdas macias, uso de enxaguantes bucais sem álcool, principalmente a base de Clorexidina e bochechos com bicarbonato são outras medidas que ajudam a prevenir o quadro.
Outras formas de ajudar a se prevenir contra a ocorrência de mucosite envolvem evitar o consumo de alimentos ácidos, apimentados, secos e salgados. Esses podem irritar a mucosa da boca e, assim, contribuir para que o problema ocorra.
Como é o tratamento da mucosite?
Em geral, o tratamento da mucosite é realizado com a prescrição de analgésicos e anestésicos locais, medicamentos alcalinizantes como hidróxido de alumínio, bicarbonato de sódio. Quando há alguma infecção associada, é recomendado o uso de antifúngicos e antivirais.
Em todos os casos, o tratamento com laserterapia, aplicado por odontólogo especializado, é indicado e atua como adicional importante no tratamento.
Como foi possível ver, o tratamento do câncer pode ter impactos colaterais no organismo. Ficar atento a esses sinais é muito importante para que não comprometam a saúde durante o processo de tratamento. A mucosite é um exemplo disso, então fique de olho nessa possibilidade e consulte o seu médico assim que surgirem suspeitas.
Restou alguma dúvida a respeito da mucosite e o tratamento desse problema? Entre em contato conosco por e-mail ou deixe um comentário a seguir.