Unidade: Moema Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Sex. das 8h às 18h)

Náuseas da quimioterapia: como amenizar?

Náuseas da quimioterapia: como amenizar?
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

Ao iniciar o tratamento do câncer, com quimioterapia, hormonioterapia ou outros medicamentos igualmente fortes, o paciente está sujeito aos efeitos colaterais de cada uma dessas técnicas. E apesar da evolução que esses procedimentos apresentam para cura ou alívio dos sintomas do câncer, alguns sinais como náuseas da quimioterapia, por exemplo, são comuns na rotina do paciente oncológico. 

Mesmo que estes sintomas não causem grandes problemas à saúde do paciente, ainda assim constituem episódios desconfortáveis. Mas a boa notícia é que eles podem ser amenizados com determinadas táticas. 

Por isso, algumas dicas e recomendações são valiosas nesse período de tratamento para minimizar os incômodos e a intensidade de náuseas e vômitos, possibilitando ao paciente uma melhora na qualidade de vida neste momento.  

O que fazer?

Apesar de alguns pacientes preferirem pular refeições com a intenção de evitar náuseas, é extremamente importante manter os horários e porções adequadas de cada refeição para se evitar déficit nutricional. 

Uma boa tática para manter-se alimentado corretamente é dividir as refeições em diversas porções, consumindo cerca de 5 ou 6 ao longo do dia. Desta maneira, evita-se a ingestão de uma grande quantidade de comida uma única vez. 

Outro fator importante é manter uma alimentação saudável e compatível com a recomendação médica prescrita. Se for necessário, o paciente pode também recorrer a um nutricionista especialista para ajudar em sua nova dieta. 

Além disso, alguns hábitos simples podem ser adotados em casa sem grandes dificuldades:

  • Prefira alimentos frios ou frescos, pois em geral comidas quentes causam mais náuseas;
  • Opte por consumir frutas cítricas, como limão, laranja e abacaxi que são ricas em ricas ácido fólico e favorecem o esvaziamento gástrico, diminuindo o surgimento de enjoos;
  • Coma alimentos secos e sem cheiro como pães, torradas e biscoitos que possuem sabor neutro;
  • Insira a banana nanica em seus lanches, pois ela ajuda a controlar o enjoo; 
  • Mantenha a cabeça sempre em ângulo superior a 45° durante as refeições;
  • Antes do início da quimioterapia procure relaxar, ouvindo música, lendo um livro ou até meditando. Essas pequenas ações contribuem para o seu relaxamento e ajudam a minimizar as náuseas; 

O que evitar?

Além de priorizar alguns hábitos e comidas, o paciente pode também evitar algumas situações e alimentos, a fim de diminuir a chance do aparecimento das náuseas da quimioterapia. 

  • Evite bebidas gasosas, fortes ou quentes, como café e chá mate, preto, verde;
  • Fuja de alimentos como cebola, alho ou peixe que possuem forte odor e podem desencadear náuseas; 
  • Evite ficar próximo da cozinha enquanto os alimentos estão sendo preparados. O aroma tende a despertar o enjoo;
  • Não consuma alimentos industrializados, muito condimentados e ricos em gorduras saturadas; 

Hidratação

Manter-se bem hidratado é importante para a saúde de forma geral e para pacientes em tratamento oncológico não é diferente.  Por isso, o paciente deve beber entre 8 e 10 copos de água por dia para evitar a desidratação e também auxiliar na minimização de náuseas e enjoos. 

Além disso, beber diversos copos de água ao longo do dia ajuda a combater a  sensação de boca seca, característica da aplicação da quimioterapia. 

Lembre-se de que as dicas servem como um apoio para aliviar a intensidade das náuseas e enjoos do tratamento, mas é sempre importante que o paciente comunique ao seu médico sobre o grau desses efeitos colaterais.

Para ler outros artigos como este, acesse nossa página no Facebook

Entre no nosso Instagram e encontre dicas de como viver uma vida mais saudável. 

ONA

Endereço:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Contatos:

Unidade Moema - (11) 5052-5995
Comercial/Faturamento/Autorizações - (11) 4801-5200
Whatsapp/Call Center (Confirmações de Consultas e Solicitações) - (11) 95070-2845
Atendimento de Seg. a Sex. das 8h às 18h

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão