Unidade: Moema Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Sex. das 8h às 18h)

O que são linfomas e como detectá-los?

O que são linfomas e como detectá-los?
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

O linfoma é um tipo de câncer (são dois tipos de linfomas) que afeta os chamados “linfócitos” – células responsáveis por proteger o corpo de infecções e doenças. A doença se desenvolve nos linfonodos (ínguas) que podem ser encontradas nas axilas, virilha e pescoço. É possível que se formem caroços na região e causem febre, suor noturno, cansaço excessivo e até emagrecimento sem causa aparente. Esse tipo de câncer é mais comum em adultos e costumam atingir mais quem já tem uma pré-disposição genética, com pessoas que possuem histórico familiar e/ou alguma doença que provoca uma baixa imunidade ou foram infectadas por vírus como HIV, Epstein-Barr e HTLV-1.

É possível identificar dois tipos de linfomas: Linfoma de Hodgkin e Linfoma não-Hodgkin. Sua diferenciação acontece através das características das células malignas encontradas nos exames que dão o diagnóstico. O primeiro caso, Linfoma de Hodgkin, costuma ser mais raro e afetar pessoas mais velhas, atinge células de defesa do corpo específicas (linfócitos do tipo B); o segundo caso, Linfoma não-Hodgkin, costuma ser mais comum e se desenvolve a partir de linfócitos B e T. 

Vale ressaltar que o diagnóstico de ambos os tipos é feito através de exames de sangue, exames de imagem e biópsia de medula óssea. O tratamento é baseado, principalmente, na realização de quimioterapia, radioterapia e o transplante de medula óssea. A cura do linfoma é alta se o diagnóstico e o tratamento forem realizados o quanto antes. 

Principais sintomas:

  • Febre constante;
  • Suor noturno;
  • Presença de caroços no pescoço, axila ou virilha;
  • Cansaço excessivo;
  • Coceira;
  • Mal-estar;
  • Perda do apetite;
  • Emagrecimento sem causa aparente;
  • Falta de ar e tosse.

Na presença de um ou mais desses sintomas, é recomendado ir ao médico para que sejam feitos exames e, no caso do diagnóstico ser confirmado, possa ser iniciado o tratamento adequado de acordo com a orientação do clínico geral, hematologista ou oncologista.

ONA

Endereço:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Contatos:

Unidade Moema - (11) 5052-5995
Comercial/Faturamento/Autorizações - (11) 4801-5200
Whatsapp/Call Center (Confirmações de Consultas e Solicitações) - (11) 95070-2845
Atendimento de Seg. a Sex. das 8h às 18h

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão