Unidade: Moema Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Sex. das 8h às 18h)

Para que servem os exames de rastreamento?

Para que servem os exames de rastreamento?
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

O câncer, quando está em estágio pré-sintomático ou assintomático, pode ser encontrado através de exames e métodos que ajudam a identificar sua existência. A maioria dos cânceres, quando diagnosticados precocemente, têm uma chance maior de obter tratamento mais eficaz e bem-sucedido, favorecendo a recuperação do paciente.

Para uma detecção antecipada é necessário manter uma rotina regular de visitas ao médico, com check-ups recorrentes que não somente acompanham a saúde do paciente, como também garantem possíveis diagnósticos acelerados. Assim, é possível começar um tratamento rapidamente ainda no estágio inicial da doença. 

Os exames de rastreio são indicados para grupos que possuem um risco de câncer mais elevado, como mamografia para mulheres a partir de 40 anos, colonoscopia em idade mais precoce em pacientes com polipose do cólon ou exames dermatológicos em pessoas de pele clara que apresentam muitas pintas, sinais ou manchas pelo corpo, entre outros casos. É importante que você tenha clareza do seu quadro clínico e histórico na família para que possa acompanhar de perto pontos de atenção na sua saúde. 

De modo geral, os exames de rastreio são seguros, específicos, de baixo custo e não provocam qualquer tipo de complicação ou risco, porque promovem a precaução da doença e não seu tratamento.

Mas é importante lembrar que o Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, sempre reforça que a prevenção do câncer envolve diversas ações, como a adoção de um estilo de vida mais saudável (você pode conferir várias dicas na nossa página do Instagram), a não exposição a fatores de riscos e a realização regular de exames de rastreamento. 

Rastreamento 

Veja abaixo alguns exames de rastreio que devem ser considerados regularmente por homens e mulheres: 

  • Ultrassonografia de fígado em portadores de cirrose hepática;
  • Mamografias anuais, realizadas em mulheres a partir dos 35 anos de idade,
  • Exame citopatológico do colo do útero (Papanicolaou) para prevenção do câncer do colo uterino para mulheres que tem ou já teve vida sexual, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos; 
  • Toque retal para homens a partir dos 50 anos ou a partir dos 40 anos, caso tenha um parente de primeiro grau diagnosticado com câncer de próstata;
  • Tomografia computadorizada de pulmão para detecção de câncer no órgão em  pessoas partir dos 55 anos, com histórico de tabagismo; 

Adotar métodos de prevenção contra o câncer, independente do seu tipo, é importante e necessário em qualquer rotina. Mantenha sempre seus exames em dia, comparecendo a consultas periódicas. Espalhe também esse alerta para pessoas próximas.

Monitorando sua qualidade de vida e seu quadro de saúde, você pode prevenir doenças e agir precocemente, caso elas surjam. E lembre-se que somente um médico é capaz de indicar exames e métodos adequados, caso seja necessário.

Acompanhe outros artigos como este na nossa página do Facebook e saiba mais sobre a Oncocenter clicando aqui.

ONA

Endereço:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Contatos:

Unidade Moema - (11) 5052-5995
Comercial/Faturamento/Autorizações - (11) 4801-5200
Whatsapp/Call Center (Confirmações de Consultas e Solicitações) - (11) 95070-2845
Atendimento de Seg. a Sex. das 8h às 18h

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão