Unidades: Moema e Bela Vista Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Qui. das 8h às 19h | Sex. das 8h às 18h)

Quais os direitos trabalhistas do colaborador-paciente?

Quais os direitos trabalhistas do colaborador-paciente?
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

Como empresa, é necessário que se conheça os direitos trabalhistas de um colaborador-paciente de câncer para que tudo ocorra dentro da legalidade. Ou seja, é importante que o RH da empresa esteja ciente de todos estes direitos, tanto para auxiliar o time quanto para oferecer ao colaborador, que iniciará o tratamento da doença, todo o suporte possível.

É importante também que o próprio paciente tenha ciência de todos os seus direitos, para que possa usufruí-los.

Vamos ver quais são?

Direitos ligados diretamente ao trabalho do paciente

O colaborador diagnosticado com câncer tem direito garantido ao afastamento com auxílio-doença quando é funcionário inscrito no INSS ou quando precisar ficar afastado por mais de 15 dias. Para isto, é necessário que ele passe por uma perícia médica da Previdência Social. 

Neste casos, o colaborador-paciente também pode sacar o FGTS e o PIS/PASEP. Em algumas cidades, a gratuidade nos transportes coletivos durante o tratamento é válida.

Se a perícia médica atestar incapacidade de exercer as atividades, ele terá o direito à aposentadoria por invalidez e um acréscimo de 25%, se for necessário, à assistência permanente.

A Previdência também fornece um serviço de reabilitação profissional, com médicos, psicólogos e assistentes sociais para dar o suporte necessário para o retorno ao mercado de trabalho. Neste mesmo benefício, também estão incluídos recursos como próteses, instrumentos de trabalho e inscrições em cursos profissionalizantes.

Direitos para o dia a dia

O Estado também garante alguns direitos aos pacientes de câncer, como, por exemplo, isenção do IPI, IPVA, Imposto de Renda e até mesmo a quitação do financiamento da casa própria.

Os planos de saúde são obrigados a fornecer uma lista de consultas, exames e tratamentos, chamados Rol de Procedimento e Eventos em Saúde. Você consegue acessar essas informações no site: http://www.ans.gov.br/

Para os trabalhadores CLT, a Lei dos 3 dias é muito importante. Ela visa o diagnóstico precoce, fornecendo, no período de 12 meses, 3 dias de ausência no trabalho para exames de detecção de câncer. 

Nos casos de câncer de mama, a mulher tem o direito da reconstrução da mama, pelo SUS ou pela rede privada. 

O conhecimento destas leis pode ser muito útil para os pacientes e para os profissionais do mercado. O RH deve saber sobre toda a cobertura do plano de saúde que é oferecido pela empresa e o paciente, para que possa colocar em prática todos os seus direitos, também deve conhecê-los.  

ONA

Endereços:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Bela Vista:

Rua Dona Adma Jafet, 74 – 3º andar - Bela Vista
São Paulo/SP – CEP: 01308-050

Telefones:

(11) 5052-5995
(11) 98529-1494
(11) 98529-1708

Captação
[contact-form-7 404 "Not Found"]