O câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres no Brasil. A doença apesar de não ter um perfil único, possui maiores tendências em alguns cenários, como por exemplo: pessoas com histórico de câncer de mama ou de algum tipo de câncer na família e pessoas com hábitos de saúde não saudáveis.
O diagnóstico precoce é muito importante porque, com essa resposta rápida dos exames é possível tratar e curar 95% das pacientes – sendo uma ótima taxa de sucesso para o tratamento. Mas quais são as formas de tratar o câncer de mama? Temos algumas:
- Cirúrgica: É feita uma cirurgia para a remoção total ou parcial da mama para evitar que o câncer ganhe mais espaço e evolua;
- Com remédios e radio/quimioterapia: os exames e o tratamento são feitos com auxílio de medicamentos e terapias focadas no local para matar as células responsáveis pela doença.
Não há uma “melhor forma” de tratar a doença, é importante que o paciente oncológico – que também pode ser homem – faça o acompanhamento com o médico e mantenha seus exames atualizados. O tratamento deve ser respeitado de acordo com cada organismo e estágio do câncer, por isso a necessidade de um médico especializado no seu caso.
Para evitar que o câncer apareça é importante levar em consideração alguns pontos:
- Qualidade de vida: viver uma vida com hábitos saudáveis, voltados para uma vida mais equilibrada;
- Alimentação balanceada: comer bem e saudável é a fonte de nutrientes que seu corpo precisa para se manter bem;
- Hidratação: beber água é fundamental para o funcionamento do corpo;
- Sono equilibrado: uma boa noite de sono ajuda a manter o corpo saudável e conscientes de suas atividades básicas e essenciais;
- Amamentar: mulheres que amamentam tem menos chances de desenvolver o câncer de mama;
- Exames médicos: é importante fazer os exames de rotina para evitar toda e qualquer surpresa.
Lembre-se de manter uma vida equilibrada e visitar seu médico. A saúde é fundamental.