O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.
Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor.
Estima-se que 1 em cada 8 mulheres desenvolverá câncer de mama em algum instante da vida. Além disso, segundo o INCA, o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma.
Conhecer as causas de uma doença como o câncer de mama ajuda a se prevenir contra ela e entender melhor o seu diagnóstico. Adotar certos hábitos ou ter certas características pode aumentar as chances de ter esse problema.
No entanto, lembre-se: a presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher necessariamente terá a doença.
Quais são as causas do câncer de mama?
Uma série de fatores diferentes podem contribuir para o câncer de mama, assim como as várias outras neoplasias que existem. Conheça a seguir os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama:
- ser do sexo feminino;
- fatores genéticos e hereditários;
- primeira menstruação precoce (antes dos 12 anos);
- obesidade;
- alcoolismo;
- tabagismo;
- sedentarismo;
- idade avançada;
- parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;;
- usar terapia de reposição hormonal.
Como se prevenir contra o câncer de mama?
O câncer de mama é uma doença que pode ser prevenida com a adoção de hábitos saudáveis no dia a dia e ter uma rotina produtiva de consultas e exames capazes de detectar possíveis problemas logo no início.
Por exemplo, é recomendado manter uma dieta com poucos alimentos gordurosos, praticar atividades físicas regularmente, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar.
Além disso, a amamentação é capaz de manter longe o risco de câncer de mama. Isso acontece porque amamentar diminui o ritmo da ovulação no organismo. A consequência disso é que o nível de hormônios diminui, o que significa menos oportunidades para o desenvolvimento de células cancerígenas.
No Brasil, conforme revisão das Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, publicada em 2015 pelo Ministério da Saúde, a mamografia é o método preconizado para rastreamento na rotina da atenção integral à saúde da mulher. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a mamografia de rotina é recomendada para as mulheres a partir dos 40 anos. Algumas mulheres com alto risco para desenvolvimento dessa neoplasia deverão ter acompanhamento individualizado, com indicação de rastreio mais precoce.
Entender as causas e saber como se prevenir contra doenças é fundamental para a manutenção da sua saúde. O câncer de mama pode ser completamente curado se detectado cedo, então não abra mão de consultas regulares ao médico para se prevenir.
Confira mais dicas sobre saúde e qualidade de vida nos nossos outros posts aqui no blog. E claro, siga a Oncocenter nas redes sociais para ficar por dentro de todas as nossas novidades