Unidades: Moema e Bela Vista Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Qui. das 8h às 19h | Sex. das 8h às 18h)

Quais são os sintomas do câncer de pele e como se prevenir?

Quais são os sintomas do câncer de pele e como se prevenir?
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

 

Tem dúvidas sobre os sintomas do câncer de pele e como ele se manifesta? Este texto tem a intenção de esclarecer e informar sinais de alerta e suspeita para o câncer de pele e que devem ser avaliados em consulta médica.

Conhecer os sintomas de câncer de pele é essencial para ser capaz de perceber a doença antes de evoluir para um quadro grave. A observação da própria pele é uma aliada da detecção de alterações desta e quando detectadas devem motivar avaliação dermatológica.

Antes de prosseguir, é importante falar que por razões epidemiológicas, o câncer de pele é dividido em dois grandes grupos:

  • câncer de pele melanoma, que se origina nas células produtoras de melanina. Ele é o tipo menos comum de câncer de pele, no entanto é mais agressivo, e com frequência causa metástases e por isso tem um prognóstico pior;
  • câncer de pele não melanoma, esse grupo engloba principalmente os cânceres basocelular e espinocelular. Esse grupo possui uma incidência elevada e sendo o mais comum no mundo representando 30% de todos os casos de neoplasia maligna. Seu crescimento é prioritariamente local e é incomum apresentar metástase. No entanto, seu tratamento deve precoce também pois quanto menor a lesão a ser retirada, menos mutiladora a cirurgia.

Saiba mais sobre os sintomas do câncer de pele e como se prevenir contra ele no restante do artigo.

 

Sinais e sintomas do câncer de pele

Os sinais do câncer de pele podem ser observados a partir de anomalias cutâneas, boa parte delas são visíveis a olho nu. Fatores de risco para o desenvolvimento da doença são exposição solar, indivíduos com pele e olhos claros, imunossuprimidos e algumas exposições ocupacionais.

Conheça a seguir as principais alterações cutâneas relacionadas ao câncer de pele:

  • manchas na pele que coçam, descamam ou sangram;
  • sinais ou pintas que mudam de tamanho, textura e coloração;
  • novos nevos;
  • feridas que não cicatrizam;

Existe um sistema didático utilizado para discernir manchas na pele que possam exigir uma atenção especial. Ele se chama ABCDE, com cada letra simbolizando um aspecto da mancha que requer observação:

  • Assimetria
  • Bordas
  • Cor
  • Diâmetro
  • Evolução

Como em qualquer outro caso de saúde, a visita ao médico é fundamental para diagnosticar o quadro a partir de exames clínicos, inclusive para saber se são manchas benignas ou malignas.

 

Prevenção contra o câncer de pele

O sol é um dos principais vilões da saúde da pele, podendo contribuir para o desenvolvimento de um quadro de câncer de pele no paciente. Então, tome cuidado para não se expor a ele nos horários mais intensos, que vão das 10h até as 16h.

Também é fundamental usar roupas e acessórios que protejam o corpo dos raios solares, como óculos de sol, chapéus, sombrinhas e guarda-sol. O filtro solar com proteção de FPS 30 ou superior também é essencial ao se expor ao sol.

Adotar métodos de prevenção contra o câncer de pele, como no caso de qualquer outra doença, não serve como imunidade completa a ela. Portanto, mesmo seguindo bons hábitos, é importante ficar de olho na própria pele e fazer consultas periódicas ao dermatologista para monitorar seu quadro de saúde.

É sempre importante reforçar a importância de buscar orientação médica para tirar dúvidas de saúde. Somente esse profissional será capaz de diagnosticar seu quadro e iniciar o tratamento adequado. Lembre-se sempre disso para sempre garantir uma saúde em equilíbrio no seu dia a dia.

ONA

Endereços:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Bela Vista:

Rua Dona Adma Jafet, 74 – 3º andar - Bela Vista
São Paulo/SP – CEP: 01308-050

Telefones:

(11) 5052-5995
(11) 98529-1494
(11) 98529-1708

Captação
[contact-form-7 404 "Not Found"]