Unidade: Moema Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Sex. das 8h às 18h)

Há relações entre hepatites virais e câncer de fígado?

Há relações entre hepatites virais e câncer de fígado?
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

As hepatites virais são divididas em alguns tipos: A, B, C, D e E. Elas podem causar alterações leves, moderadas e graves no organismo, mas a maioria acaba atingindo o fígado. Como a maioria das infecções são silenciosas, não apresentam sintomas que se destacam, é muito comum que a doença se desenvolva ao longo de anos e só seja diagnosticada em estágio avançado.

No geral, as hepatites se manifestam como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No país, as hepatites mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Mas ainda existem outros dois tipos, D e E – a primeira é mais comum na região Norte e a segunda é mais presente no continente africano e asiático. 

Falando em tipos de vírus, as infecções causadas pelos vírus B ou C se tornam,  frequentemente, crônicas e como os sintomas não são específicos e é comum que a doença avance por falta do diagnóstico, comprometendo o fígado, sendo a causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e à necessidade de transplante do órgão.

Já com o vírus da Hepatite C é importante destacar que a taxa de mortalidade, por exemplo, pode ser comparada às do HIV e tuberculose.

Atualmente, é possível fazer testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no SUS, inclusive. Todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite – é fundamental que você saiba se está tudo bem com o seu corpo e se seu organismo está realmente protegido. 

Outro ponto importante é que a hepatite B não tem cura, mas há vacina que previne a doença e também está disponível pelo SUS. A hepatite C, entretanto, não há vacina de prevenção, mas há medicamentos que permitem a cura.

ONA

Endereço:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Contatos:

Unidade Moema - (11) 5052-5995
Comercial/Faturamento/Autorizações - (11) 4801-5200
Whatsapp/Call Center (Confirmações de Consultas e Solicitações) - (11) 95070-2845
Atendimento de Seg. a Sex. das 8h às 18h

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão