1-O que é neutropenia?
A neutropenia ocorre quando a contagem dos neutrófilos (“células de defesa”) está abaixo de 1.500, sendo que na neutropenia severa os neutrófilos podem ficar abaixo de 500.
2- Por que ela ocorre?
Porque alguns quimioterápicos, principalmente quando em associação, podem levar à diminuição na produção dos neutrófilos pela medula óssea. A maioria dos pacientes, apresenta uma leve à moderada redução nas “células de defesa” 10 a 14 dias após cada ciclo, e essas alterações se revertem espontaneamente em grande parte dos casos.
3- Quando ela é grave?
Quando os neutrófilos ficam abaixo de 500 por mais de 7 dias, o paciente tem alto risco de desenvolver infecções.
4- Quais são os sintomas?
Febre, cansaço importante, falta de ar, dor de garganta, dor para urinar, diarréia prolongada, sendo que em alguns casos é assintomática. Portanto caso apresente temperatura maior que 37,8º C, ou apresente algum desses sintomas após a infusão da quimioterapia, procure imediatamente atendimento médico.
5- Como tratar?
A neutropenia pode ser tratada com fatores estimuladores de colônias e com antibióticos para prevenir complicações infecciosas.
6- O que fazer para prevenir as complicações infecciosas durante a quimioterapia?
Lavagem regular das mãos é a melhor forma de evitar a transmissão de infecções; evitar aglomerações em locais pouco ventilados; evitar enemas, supositórios ou exames retais; não realizar procedimentos dentários; comer alimentos bem cozidos, evitando carne crua ou mal passada, ovo cru, entre outros; higienizar muito bem as frutas e vegetais que serão ingeridos crus; evitar carnes processadas; ter uma alimentação saudável. Enfim, tente levar uma vida saudável durante a quimioterapia, pois é possível viver bem, controlar os efeitos colaterais e ter qualidade de vida durante o tratamento.
Dra. Vivian Cardoso Santos Coski de Melo é oncologista clínica da Oncocenter