Unidade: Moema Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Sex. das 8h às 18h)

TRATAMENTO: Qual a diferença entre quimio e radioterapia?

TRATAMENTO: Qual a diferença entre quimio e radioterapia?
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

O tratamento de câncer tem muitas formas e etapas, é muito importante que ele esteja alinhado com o seu diagnóstico, com sua saúde e também que você saiba os prós e contras de cada forma de tratar essa doença. Mas tem algumas coisas que parecem confundir, não é mesmo? Você sabe diferenciar, por exemplo, a radioterapia e a quimioterapia? Hoje vamos falar sobre essas duas terapias essenciais para pacientes oncológicos.

Quimioterapia

A quimioterapia é o tratamento para doenças como o câncer feito com base em substâncias químicas que afetam o funcionamento celular do organismo, matando as células ruins que formam o tumor. Durante esse tratamento são usados alguns tipos de drogas, agentes quimioterápicos que também fazem efeito em tratamentos contra doenças autoimunes, como esclerose múltipla e a artrite reumatoide.

Ela pode ser administrada de algumas formas: oral; intravenosa; intramuscular; subcutânea; intracraneal e tópico (sobre a pele ou mucosa). A duração do tratamento é planejada de acordo com o tipo de tumor e pode variar de acordo com cada caso. As aplicações de medicamento não devem ser suspensas, somente o médico indicará o fim do tratamento. Assim como todo e qualquer tratamento, a quimioterapia também possui efeitos colaterais que devem ser observados e levados em consideração durante o tratamento como um todo. 

Algumas precauções importantes para pacientes em tratamento são: evitar se cortar, manter a pele hidratada com cremes próprios para o corpo e evitar todo e qualquer tipo de produto que contenha álcool em sua composição.

 

Radioterapia

A radioterapia é um tratamento médico feito com base na utilização de radiações ionizantes, servindo para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem e se espalhem pelo organismo. 

O número de aplicações tem ligação direta com a extensão e a localização do tumor, além do estado de saúde do paciente e dos resultados dos exames do mesmo. O paciente terá uma sinalização no corpo para que a ‘ação’ aconteça apenas na região previamente delimitada. 

De acordo com a localização do tumor, a radioterapia pode ocorrer de duas formas: a radioterapia externa ou teleterapia, onde a radiação é emitida por um aparelho, afastado do paciente, direcionando o tratamento ao local. As aplicações, geralmente, são diárias; a outra forma é a braquiterapia, onde os aplicadores são colocados em contato com o local a ser tratado e a radiação é emitida do aparelho para os aplicadores. Esse tratamento é feito dentro do ambulatório, podendo necessitar de anestesia, e pode acontecer de uma a duas vezes por semana.  

É importante que o médico e o paciente estejam bem alinhados e que tudo seja observado para o prosseguimento do tratamento. Afinal, assim como na quimioterapia, não é possível interromper o tratamento sem a autorização médica. 

E para que ter uma qualidade de vida melhor durante a terapia, é importante se atentar a alguns cuidados: se manter hidratado é fundamental, tanto para a pele como para o próprio corpo; use cremes indicados para manter a pele hidratada e bem cuidada; manter a limpeza da pele em dia, afinal é através dela que o tratamento acontece; evite banhos quentes e sabonetes com muitos produtos na composição; evite coçar e friccionar roupas e tecidos na pele. 

Seja qual for a forma de tratar, é importante que o paciente esteja confiante e ciente das decisões tomadas pelo seu médico. Tudo deve ser muito bem analisado e conversado para que a melhor decisão seja tomada com base no organismo e na doença a ser tratada. 

ONA

Endereço:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Contatos:

Unidade Moema - (11) 5052-5995
Comercial/Faturamento/Autorizações - (11) 4801-5200
Whatsapp/Call Center (Confirmações de Consultas e Solicitações) - (11) 95070-2845
Atendimento de Seg. a Sex. das 8h às 18h

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão