O melhor recurso contra as inseguranças de um diagnóstico de câncer é a informação. Conhecer as particularidades do tratamento do câncer de próstata é essencial para garantir o máximo de qualidade de vida e se certificar de que as escolhas certas estão sendo feitas.
No Brasil, a estimativa é que surjam 68 mil novos casos de câncer de próstata entre 2018 e 2019. Tendo esse número como base, é possível dizer que serão 66,12 novos casos a cada 100 mil homens. Os dados são do último levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Saiba mais sobre tudo o que esperar do tratamento do câncer de próstata a seguir.
Como é o tratamento do câncer de próstata?
As decisões a respeito do tratamento do câncer de próstata têm enfoque multidisciplinar, envolvendo urologista, radioterapeuta e oncologista. Isso é feito após o pleno estadiamento clínico com exames de ultrassom pélvico, ressonância magnética, cintilografia óssea e exames de laboratório.
Tal decisão pode ser pela cirurgia, que é o caso da prostatectomia radical com acesso tradicional, laparoscópica ou via robótica. Também há casos em que a hormonioterapia injetável (subcutânea ou intramuscular) seja indicada, podendo ser realizada por 6 meses ou até entre 2 e 3 anos.
Como é o pós-tratamento do câncer de próstata?
Após o tratamento, é feito o controle do quadro do paciente via Antígeno Prostático Específico (PSA) de forma periódica. Além disso, é recomendada uma bateria de exames, como cintilografia óssea, dosagem de enzimas ou tomografias e ressonâncias magnéticas de áreas suspeitas.
Em caso de recidiva pós-operatória, é utilizada a combinação de hormônio com radioterapia. Se a recidiva surgir pós-radioterapia, é feita cirurgia e hormonioterapia.
Atualmente, já contamos com bloqueadores do receptor de andrógeno eficazes via oral.
A importância de uma estrutura de qualidade
O tratamento do câncer de próstata requer um cuidado atencioso para manter a qualidade de vida do paciente. O processo de cura é delicado e necessita do apoio dos profissionais certos e da estrutura adequada.
Isso requer uma preocupação maior com várias áreas além da oncologia. É necessário ter acesso fácil a profissionais de nutrição, psicologia, hematologia, urologia, geriatria, entre outros.
Tendo isso em mente, leve em conta esses critérios ao selecionar a clínica em que o tratamento será conduzido. Somente assim é possível acessar a melhor estrutura para a condução do tratamento do câncer de próstata.