Unidade: Moema Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Sex. das 8h às 18h)

Vacinas contra o câncer: elas já existem – e vem muito mais por aí

Vacinas contra o câncer: elas já existem – e vem muito mais por aí
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

vacinas contra o câncer

Talvez você já tenha se perguntado se existem vacinas contra o câncer. Pois saiba que a resposta para essa questão é positiva – e esses imunizantes estão, inclusive, disponíveis na rede pública de saúde do Brasil.

Mas que vacinas são essas? Como elas funcionam? Acompanhe a leitura deste artigo até o final e descubra as respostas!

As vacinas que podem prevenir diversos tipos de câncer

HPV (Papilomavírus humano)

A tradicional vacina contra o HPV protege contra cerca de 90% das infecções orais causadas pelos tipos 16 e 18 do vírus. Essas infecções são consideradas o fator de risco principal no desenvolvimento do câncer de orofaringe (região atrás da boca, onde ficam as amígdalas). Além disso, o imunizante pode atuar diretamente na prevenção de cânceres como o de boca e de garganta, além de colo do útero, vagina e pênis.

Disponível no SUS e também em clínicas particulares, a vacina é indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em duas doses com intervalo de seis meses. Além desse grupo, ela também é recomendada para homens e mulheres até 45 anos portadores do vírus HIV, transplantados de órgãos sólidos, medula óssea ou em tratamento oncológico. Nesse caso, são recomendadas três doses, com a primeira na data escolhida, a segunda um mês após e a terceira seis meses após a primeira.

Hepatite B

As pessoas que possuem infecções crônicas com o vírus da hepatite B têm um risco aumentado de desenvolver câncer de fígado. Tomar a vacina significa prevenir a infecção pelo vírus da hepatite B – diminuindo, assim, o risco de algumas pessoas contraírem esse câncer.

Todas as pessoas devem ser vacinadas contra a hepatite B. As crianças costumam receber a primeira dose da vacina ainda nas primeiras 12 horas de vida. O esquema contempla três doses, sendo a primeira na data escolhida, a segunda um ou dois meses após e a terceira seis meses após a primeira. 

Como funcionam as vacinas para prevenir o câncer

As vacinas citadas anteriormente têm como alvo a prevenção de infecções de vírus que podem provocar determinados tipos de câncer. Elas protegem contra alguns tipos da doença, mas não são direcionadas especificamente às células cancerígenas, por isso estes tipos de vacinas são úteis apenas para cânceres que têm infecções virais como um dos possíveis agentes causadores.

A maioria dos cânceres, contudo, não são provocados por infecções. Neste grupo, encontram-se alguns dos tipos mais comuns, como o câncer colorretal, câncer de pulmão, câncer de próstata e câncer de mama. Ainda não há a certeza se é possível produzir vacinas para prevenir esses outros tipos da doença – as pesquisas existentes estão em fases iniciais e, mesmo que essas vacinas se mostrem possíveis, ainda demorará muitos anos até que elas sejam disponibilizadas. Contudo, já existe uma vacina para ajudar no tratamento do câncer de próstata – e a expectativa é que, nos próximos anos, outros tipos de câncer ganhem esse reforço no tratamento.

As vacinas para tratar o câncer

As vacinas para o tratamento do câncer são diferentes das vacinas contra os vírus: em vez de prevenir, elas são projetadas para fazer com que o sistema imunológico ataque as células cancerígenas do corpo. São frequentemente combinadas com outras substâncias ou células adjuvantes para estimular a resposta imunológica.

Atualmente, a única vacina aprovada para tratar o câncer é a Provenge (Sipuleucel-T), usada no tratamento do câncer de próstata avançado que não responde a hormonioterapia. Embora ela não cure a doença, os estudos mostraram que ela aumenta a sobrevida dos pacientes em vários meses.

Recentemente, com o aprendizado conseguido no desenvolvimento das vacinas para a Covid-19, cientistas do laboratório alemão BioNTech anunciaram o desenvolvimento de vacinas para o tratamento de vários tipos de câncer com a tecnologia de RNA mensageiro (RNAm), a mesma usada com sucesso no imunizante da Pfizer contra a Covid-19. A expectativa é que as vacinas estejam disponíveis para uso de forma definitiva em até oito anos.

E você, já sabia da existência dessas vacinas contra o câncer? Para mais informações e curiosidades sobre saúde e qualidade de vida, confira os outros textos do blog e siga a Oncocenter nas redes sociais. 

ONA

Endereço:

Moema:

Av. Indianópolis, 709 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04063-000

Contatos:

Unidade Moema - Central de atendimento - 11-5052-5995
Consulta - Agendamento e Confirmação - 11 - 95070-2845 / 98529-1708.
Horário de atendimento - Segunda as sextas-feiras - 08hs às 18hs.

    Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

    Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

    Deseja agendar uma consulta?

    SimNão