Vitaminas são substâncias que não são sintetizadas pelo corpo humano, mas que são essenciais em pequenas quantidades para o seu funcionamento. A Vitamina B12 é naturalmente encontrada em produtos de origem animal, como laticínios, ovos e carnes ou em alimentos artificialmente enriquecidos, como cereais matinais e bebidas de soja ou arroz. Entre suas funções no nosso organismo estão formação de células sanguíneas, síntese de DNA e desenvolvimento de células do sistema nervoso.
A absorção da Vitamina B12 acontece no íleo (parte do intestino delgado), mas depende prioritariamente da sua ligação ao fator intrínseco produzido no estômago. Só 1% da absorção da Vitamina B12 acontece de maneira isolada, sem a ligação com o fator intrínseco. A nossa necessidade diária de Vitamina B12 é bem pequena e o seu armazenamento no fígado é significativo o suficiente para que, mesmo em situação de ausência de sua absorção, pode levar um ano ou mais antes que a deficiência de vitamina B12 se manifeste em patologia clinicamente relevante. Esses são alguns dos fatores de risco para a deficiência:
- Dieta vegana
- Ausência de fator intrínseco (anemia perniciosa)
- Cirurgias no trato digestivo, incluindo a cirurgia bariátrica.
- Doença inflamatórias intestinais.
- Pacientes Idosos
- Uso contínuo de certas medicações – Inibidores de Bomba de Prótons (ex: Omeprazol, Pantoprazol), Antagonistas- H2 (Cimetidina), Metformina.
A seguir, alguns sinais e sintomas relacionados a deficiência de Vitamina B12:
- Anemia
- Glossite (alterações na língua)
- Fadiga
- Palpitação
- Palidez cutâneo-mucosa
- Demência
- Perda de peso
- Infertilidade
- Dormência em pés e mãos
Uma dieta balanceada pode evitar a deficiência de Vitamina B12. Para os indivíduos que possuam algum fator de risco para o seu desenvolvimento, um acompanhamento com nutricionista e médico é recomendado. Caso apresente algum sintoma, procure sempre avaliação médica.
Esteja sempre ligado nas principais questões sobre saúde aqui no blog ou nas nossas redes sociais!