Unidades: Moema e Bela Vista Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Qui. das 8h às 19h | Sex. das 8h às 18h)

Pandemia: riscos e cuidados essenciais dos pacientes oncológicos

Pandemia: riscos e cuidados essenciais dos pacientes oncológicos
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

Devido a pandemia do novo coronavírus, alguns cuidados e processos dos pacientes oncológicos precisaram ser intensificados e até mesmo alterados. Qualquer pessoa pode ser infectada, porém o paciente com câncer que está em tratamento, que tenha feito cirurgia há pouco tempo ou que use medicamentos imunossupressores, faz parte do grupo de risco. Ou seja, caso sejam infectados, estão mais suscetíveis a enfrentar algumas complicações.

Cuidados

Alguns cuidados devem ser redobrados e vão muito além de lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações. 

É importante que o paciente oncológico siga rigorosamente as recomendações de distanciamento social, bem como evitar qualquer contato com pessoas que já foram infectadas ou que estão com sintomas de gripe. 

Atentar-se para as mãos nos olhos, nariz e boca e para contato físico com outra pessoa: evite beijos, abraços e cumprimentos de mão. 

Não compartilhar objetos pessoais e domésticos e higienizar as superfícies mais tocadas, como maçanetas, controle remoto e balcões. 

O hospital é um local de maior exposição ao vírus, por isso, vá somente se for muito necessário.

Devo interromper o tratamento?

Não deve-se suspender o tratamento. Alguns sinais e sintomas durante o tratamento oncológico devem ser avaliados presencialmente e, algumas vezes, como atendimento de urgência. Por isso, o ideal é que se converse com o médico para entender a melhor forma de prosseguir. 

Para que isso seja possível, aqui na Oncocenter, por exemplo, nós tomamos medidas rigorosas de segurança para continuar atendendo. Restringimos o fluxo de pessoas para apenas pacientes em tratamento oncológico ativo, colocando os demais em triagem realizada por teleconsulta. Agora, só é permitido um acompanhante por paciente.Também incluímos um maior intervalo entre uma consulta e outra para evitar aglomerações.

Fazemos toda uma triagem por telefone, 24 horas antes da consulta, para saber se os pacientes apresentaram sintomas ou tiveram contato com alguém que apresentou. Além disso, preparamos o espaço físico respeitando todas as recomendações de distância e circulação de ar.

Todas essas mudanças, que você pode conferir aqui, foram feitas para que o paciente com tratamento ativo possa continuar recebendo os cuidados necessários em segurança.

O papel dos familiares

Os familiares e cuidadores dos pacientes com câncer também devem fazer parte do processo de prevenção do coronavírus, já que estão em contato direto com ele. O Ministério da Saúde indica algumas recomendações para que esta prevenção seja efetiva.

Desinfetar com álcool tudo o que chega de fora, como embalagens, comida, medicamentos e outros, além de deixar a bolsa e as chaves perto da porta de entrada são algumas delas.

E o mais importante: quando entrar na mesma casa onde está o paciente oncológico, retirar os sapatos, lavar muito bem as mãos – ou até mesmo tomar um banho – e trocar de roupa. Caso apresente algum sintomas de gripe, se isolar em um cômodo da casa ou buscar outra residência para realizar o isolamento.

Sempre consulte fontes confiáveis para obter qualquer tipo de informação, bem como consulte um médico para saber como agir e proceder em relação ao tratamento e as medidas de prevenção. 

 

ONA

Endereços:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Bela Vista:

Rua Dona Adma Jafet, 74 – 3º andar - Bela Vista
São Paulo/SP – CEP: 01308-050

Telefones:

(11) 5052-5995
(11) 98529-1494
(11) 98529-1708

Captação
[contact-form-7 404 "Not Found"]