Ao começar o seu tratamento oncológico
Vai iniciar ou continuar a quimioterapia, hormonioterapia, terapia alvo molecular ou outras medicações? Recomendamos a leitura do nosso guia repleto de informações sobre o tratamento, esclarecendo dúvidas e os cuidados que você e sua família devem ter durante esse período.
Faça o download do Guia de Orientações- Procure chegar com 10 minutos de antecedência. Caso não possa comparecer, avise a equipe para remarcar a sessão. Se por algum motivo você se atrasar, por favor, nos avise.
- Tome os medicamentos habituais em casa e se necessário, traga consigo as medicações de uso oral que deverá usar durante sua permanência.
- Não venha em jejum. Procure alimentar-se pelo menos uma hora antes do tratamento com a sua alimentação habitual.
- Vista roupas e sapatos confortáveis.
- Temos televisores em todos os boxes e rede wifi em toda a clínica. Se quiser, você pode trazer seu celular, notebook ou tablete para acessar a internet.
- Se possível, traga um acompanhante no primeiro dia da aplicação. Alguns medicamentos podem causar sonolência, e não indicamos dirigir caso estes medicamentos sejam utilizados.
- Os efeitos colaterais dependem do tratamento e variam de pessoa para pessoa. Você receberá todas as orientações necessárias pela nossa equipe multiprofissional: enfermagem, farmacêuticos, nutricionista e psicologia.
- Temos um médico plantonista, oncologista ou hematologista, presente no setor, durante todo o tempo de infusão.
- Caso tenha algum exame que o seu médico não tenha visto, traga no dia da aplicação.
- Informe todos o medicamentos que você usa rotineiramente, incluindo chás e fitoterápicos. Se necessário, traga uma lista detalhando como é a sua utilização e as doses.
- Caso sinta vontade de se alimentar enquanto estiver recebendo quimioterapia, a clínica oferece lanches e sucos supervisionados pela nutricionista. Caso queira trazer algum alimento de casa, prefira frutas, bolachas, bolo simples, mix de frutas secas, iogurte, etc. Evite trazer alimentos ou preparações com odores fortes para não causar náusea em outros pacientes.
- Tenha sempre em mãos a receita médica.
- Tenha um caderno para anotar dia a dia os efeitos colaterais e os efeitos adversos, para poder passar para seu médico na próxima consulta.
- Informe ao seu médico todos os medicamentos que você recebe além da quimioterapia / hormonioterapia.
- Marque uma consulta com a nutricionista, pois a absorção de alguns medicamentos é afetada pelo alimento.
- Fique atento, pois muitos medicamentos têm nomes parecidos, podendo ser confundidos no momento do uso. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu médico ou com nosso farmacêutico.
- Tenha sempre anotado os medicamentos os quais você faz uso, caso necessite passar em outro especialista ou no serviço de emergência.
- Tire sempre as suas dúvidas de como tomar seu medicamento com o enfermeiro e com o farmacêutico.
- Tome o medicamento exatamente como está na sua receita, sem pular doses ou alterar os horários.
- Os comprimidos podem ser divididos em (¼ de comprimido; ½ comprimido; ¾ de comprimido), porém, as cápsulas e drágeas não devem ser divididas.
- O uso incorreto dos medicamentos pode retardar a melhora ou agravar a doença.
- Siga rigorosamente os horários prescritos pelo seu médico.
- Guarde os medicamentos em local limpo, seco e protegido da luz, mantenha-os na embalagem original, pois além de protegê-lo, ela traz a identificação do produto e prazo de validade.
- Não use medicamentos com prazo de validade vencido, pois podem prejudicar sua saúde ou não fazer o efeito esperado.
- Os medicamentos que tiverem a orientação “manter sob refrigeração” devem ser guardados na segunda prateleira da geladeira, e nunca na porta ou no congelador.
- Sempre lave as mãos antes e após manuseio de medicamentos.
- Traga um acompanhante, alguns medicamentos podem causar sonolência.
- Seus medicamentos são preparados somente após a sua chegada à Oncocenter. Obedecendo a rigorosos padrões de segurança, o processo requer um tempo de espera.
- Sempre que vier à Oncocenter, por favor, traga consigo as medicações de uso oral que deverá tomar durante sua permanência.
- Caso tenha algum efeito colateral, entre em contato com seu médico ou com a Oncocenter.
- NÃO SE AUTOMEDIQUE.
- NÃO SUSPENDA O USO DO MEDICAMENTO POR CONTA PRÓPRIA.
Orientações gerais da equipe de psicologia
Quando estamos diante de uma notícia desagradável, como a de uma doença como o câncer, muitas vezes o nosso mundo “cai”.
Mas tenha uma única certeza: você pode e deve reagir de forma equilibrada ao diagnóstico do câncer e estamos aqui para ajudá-lo a ser protagonista desse capítulo da sua história e orientá-lo positivamente.
- Manter-se bem nutrido e consumir uma alimentação saudável são atitudes indispensáveis, que vão auxiliá-lo durante todas as etapas do tratamento.
- Procure fracionar as refeições e opte por pequenas porções, realizando entre cinco e seis refeições diariamente. Comer a cada três horas permite que cada refeição tenha porções reduzidas e possibilite melhor aproveitamento nutricional, com a inclusão de todos os nutrientes adequados ao longo do dia.
- Não esqueça de hidratar-se. Sempre tenha água em locais de fácil acesso, e utilize somente água filtrada, fervida ou industrializada de boa procedência.
- Quando necessitar fazer as refeições fora de sua residência (bares, lanchonetes, restaurantes), evite os horários de pico, procure ir aos locais de seu costume, não consuma alimentos crus (sucos, frutas e saladas) e fique atento aos cuidados de higiene desses locais.
- Evite, durante todo o tratamento, o consumo de carnes cruas ou mal passadas, peixe cru (sashimi), leite e derivados não pasteurizados, ovos crus ou com a gema mole.
- Quando for adquirir um alimento verifique, a data de validade bem como a qualidade da embalagem. Nunca use um alimento após o vencimento ou quando a embalagem estiver amassada, abaulada, enferrujada ou violada.
- Prefira alimentos de marcas mais conhecidas as quais zelam pela qualidade e possuem um controle maior da vigilância sanitária e evite os produtos de fabricação caseira, de origem pouco conhecida.
- No caso de alimentos industrializados, antes de consumi-los ou guardá-los na geladeira, lave as embalagens com água e detergente ou sabão.
- No caso de alimentos frescos, como frutas e legumes, observe sempre as condições das cascas: se estão limpas e não amassadas ou machucadas. Selecione sempre gêneros frescos de boa procedência.
- Lave frutas, legumes e verduras cuidadosamente em água corrente e deixe de molho em solução desinfetante à base de hipoclorito de sódio (solução caseira* ou industrializada) de acordo com as instruções do fabricante.
- Solução desinfetante caseira: diluir 1 colher de sopa (10 ml) de água sanitária em 1 litro de água filtrada e deixar de molho por 15 minutos. - Tatiana Oliveira Isamu - CRN 7508
Direitos e Deveres
Segundo a Lei Estadual nº 10.241, de 17 de março de 1999, que dispõe sobre os direitos dos usuários dos serviços e das ações de saúde no Estado de São Paulo.
O paciente possui os seguintes direitos:
- Ter atendimento digno, atencioso e respeitoso, sem preconceito de raça, credo, cor, idade, sexo, diagnóstico ou qualquer outra forma de intolerância;
- Ser identificado pelo seu nome e sobrenome. Não ser identificado somente por números ou de forma desrespeitosa ou preconceituosa;
- Identificar o profissional que lhe presta assistência por (meio de) crachá com o nome completo, função e nome da Instituição, que deve ser mantido em local visível;
- Receber informações claras, objetivas e compreensíveis, adaptadas a (crase) sua condição e esclarecimento;
- Consentir ou recusar, de forma livre e esclarecida, sua proposta de tratamento;
- Revogar o consentimento anterior a qualquer instante, por decisão livre, consciente e esclarecida, sem que lhe sejam imputadas sanções morais ou legais;
- Ter uma segunda opinião médica;
- Ter um prontuário de forma legível e consultá-lo de acordo com a legislação vigente, com observação ao Código de Ética Médica e às normas da Instituição;
- Receber as receitas com o nome genérico do medicamento (nome do princípio farmacológico); as receitas devem ser esclarecidas pela equipe de saúde e serem legíveis; conter todos os dados necessários: nome do medicamento, dose, posologia, quantidade de caixas, nome legível do médico, CRM e data;
- Receber, quando solicitar, toda e qualquer informação sobre os medicamentos que lhe serão administrados;
- Ter resguardo de sigilo médico pela equipe que lhe assiste, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública;
- Manter sua privacidade para a realização dos procedimentos necessários;
- Ter respeitada sua crença espiritual e religiosa;
- Ser atendido pela equipe da Oncocenter: recepcionistas, médicos, enfermeiros, nutricionista, farmacêutica e psicólogo, de forma atenciosa e esclarecedora;
- Ter a presença de um acompanhante durante seu tratamento.
O paciente tem as seguintes responsabilidades:
- Dar informações precisas, completas e acuradas sobre o seu histórico de saúde, doenças prévias, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados à sua saúde;
- Informar as mudanças inesperadas de seu estado de saúde atual aos profissionais responsáveis pelo seu tratamento;
- Seguir as instruções recomendadas pela equipe multiprofissional que o assiste, sendo responsável pelas consequências de sua recusa;
- Providenciar os documentos necessários para as devidas autorizações junto ao plano de saúde, quando for o caso;
- Respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, colaboradores e prestadores de serviço da Instituição;
- Participar do seu plano de tratamento e alta.
Fique por dentro de outras dicas para sua saúde.
Endereço:
Moema:
Av. Indianópolis, 709 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04063-000
Contatos:
Unidade Moema - (11) 5052-5995
Comercial/Faturamento/Autorizações - (11) 4801-5200
Whatsapp/Call Center (Confirmações de Consultas e Solicitações) - (11) 95070-2845
Novo endereço - (11) 98529-1708
Atendimento de Seg. a Sex. das 8h às 18h