Unidades: Moema e Bela Vista Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Qui. das 8h às 19h | Sex. das 8h às 18h)

Mais qualidade de vida e saúde em 2020: 10 dicas para você

Mais qualidade de vida e saúde em 2020: 10 dicas para você
Autor(a): Ana Cristina Steinert
Saiba mais

Qualidade de vida e saúde são coisas que todo mundo quer, certo? A virada de ano é a ocasião ideal para planejar algumas mudanças no dia a dia para se aproximar desse objetivo.

Essa parece ser a época em que todos decidem mudar os hábitos. Portanto, pode ser a oportunidade que você precisava para começar a contribuir mais para a própria qualidade de vida. Pequenas mudanças no dia a dia já podem fazer grandes diferenças.

Lembre-se de que qualquer mudança na rotina deve ser sempre repassada ao seu médico, para que ele possa opinar a respeito daquilo que você pode fazer ou não. Isso vale para qualquer alteração, desde a alimentação até a prática de atividades físicas.

Veja a seguir 10 dicas imperdíveis para você ter mais qualidade de vida e saúde em 2020:

 

1. Alimente-se melhor

O que a gente come é responsável pela nossa qualidade de vida e saúde. Se há um desalinhamento aí, todo o organismo também entra em desequilíbrio. Então, que tal aproveitar o Ano Novo para reavaliar o cardápio?

Não siga essa dica se baseando em “achismos”. É muito importante contar com a orientação do seu médico e de um nutricionista. Assim, será possível ter uma dieta pensada especialmente para o que o seu corpo precisa.

 

2. Faça check-ups regulares

Muitas doenças podem ser totalmente curadas se detectadas cedo, inclusive vários casos de câncer. Só que, para isso, você precisa fazer consultas regulares ao médico e realizar exames para se certificar de que está tudo certo.

A melhor pessoa para determinar a regularidade desses check-ups é o seu próprio médico. Converse com ele sobre qual regularidade é recomendada para o seu caso.

 

3. Experimente yoga

A yoga é uma atividade recomendada para todas as fases da vida, já que pode trazer benefícios para várias áreas, desde o corpo físico quanto o aspecto mental.

Ela consegue aliviar dores, controlar a pressão arterial e até melhorar a qualidade do seu sono. A prática da yoga também é ótima para a saúde mental, contribuindo para minimizar a ansiedade e o estresse.

Que tal tornar tudo ainda melhor convidando um amigo ou familiar para ir com você? Assim, vira algo a ser compartilhado entre vocês.

 

4. Comece a pedalar

Começar uma atividade física está entre as suas resoluções de Ano Novo? Então, vale a pena incluir uma pedalada nesses planos. Andar de bicicleta faz bem para a qualidade de vida e saúde, além de ser um exercício bastante completo.

Esse é um jeito de controlar a obesidade, prevenir doenças do coração, ajudar na recuperação de lesões, melhorar a coordenação motora e fortalecer os músculos. E o melhor de tudo: permite fazer ótimos passeios pela sua cidade.

 

5. Passe mais tempo com a família

Não deixe que a correria do dia a dia se coloque no lugar das coisas importantes. Quando foi a última vez que você passou algum tempo com os seus familiares? 

Experimente programar um passeio, uma ida ao cinema ou até mesmo recebê-los em casa para um almoço especial. O essencial é que estejam juntos para colecionar lembranças positivas, certo?

 

6. Organize a casa e os compromissos

O ambiente em que você vive precisa estar em equilíbrio para que você também esteja. Além de ajudar a ocupar a cabeça, estar em um local limpo e organizado é muito importante para o seu bem-estar.

Arrumar a casa rotineiramente é uma atividade que contribui para a diminuição da ansiedade e do estresse.

 

7. Descanse mais

Listas como essa geralmente vêm cheias de ideias capazes de preencher o seu calendário. Mas, as coisas não precisam ser assim. Além de variar um pouco o seu dia a dia, você também tem que reservar tempo para descansar.

Sim, o descanso é fundamental para a qualidade de vida e saúde e ninguém pode se esquecer dele. Não há problema algum em abrir mão de um compromisso exaustivo para retomar as energias em casa.

 

8. Pare de fumar

Mesmo com tantos avisos e estudos comprovando seus malefícios, o tabagismo segue fazendo vítimas todos os anos. Um dos problemas mais graves que ele pode causar é o câncer de pulmão.

Largar o cigarro não é algo fácil, mas requer um passo importante: decidir. Vale consultar o seu médico, buscar o aconselhamento de um psicólogo e estabelecer metas para se manter longe desse hábito.

 

9. Pratique atividades intelectuais

O nosso cérebro é como um músculo, já que precisa ser exercitado periodicamente para que a sua qualidade de vida fique em dia.

Para isso, é preciso programar uma rotina de exercícios, o que pode envolver diversas atividades, como: ler um bom livro, resolver quebra-cabeças, ir ao teatro, assistir filmes, entre outros.

 

10. Cuide da saúde mental

Não podemos nos preocupar apenas com a saúde física. A mente tem um controle total sobre a forma como agimos e nos sentimos, portanto ela precisa ser muito bem cuidada.

Ter um acompanhamento com um psicólogo é algo que pode trazer inúmeros benefícios para a sua qualidade de vida. Será possível se conhecer muito melhor e aprender a lidar com os desafios e dificuldades do dia a dia.

Com o início de um novo ano, o mais importante é não se pressionar a revolucionar seu cotidiano do dia para a noite. Tudo isso deve ser resultado de algo planejado com cuidado, respeitando o seu próprio ritmo para ter mais qualidade de vida e saúde.

ONA

Endereços:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Bela Vista:

Rua Dona Adma Jafet, 74 – 3º andar - Bela Vista
São Paulo/SP – CEP: 01308-050

Telefones:

(11) 5052-5995
(11) 98529-1494
(11) 98529-1708

Captação
[contact-form-7 404 "Not Found"]