Quando realizamos um exame de mama, é comum vermos o termo “Bi-Rads” escrito na conclusão do laudo, seguido de um número de 0 a 6. Mas, afinal, o que é isso e o que quer dizer?
Bi-Rads é a sigla para “Breast Image Reporting and Data System” (em tradução livre, “Sistema de Relatório de Dados sobre Imagem da Mama”), um método que propõe padrões de classificação para exames de imagem das mamas, como mamografia, ultrassom e ressonância. Ele é composto por categorias numéricas de 0 a 6, e a classificação quantifica o risco para câncer de mama de acordo com o resultado obtido.
Esse sistema foi criado a partir da observação da necessidade de padronizar a descrição de achados em exames de imagem das mamas e especificar a conduta médica para dar seguimento aos casos, considerando seu potencial de evolução para neoplasia.
O Bi-Rads não estima o grau de crescimento ou o tipo do tumor, nem dá dicas do tratamento. Ele apenas faz uma estimativa da probabilidade de haver câncer e, a partir daí, o médico decidirá se um outro exame complementar é necessário ou se a mulher segue o rastreamento normalmente, com outra mamografia no ano seguinte.
A seguir, conheça a classificação Bi-Rads:
Bi-Rads 0: o exame foi inconclusivo e um outro tipo de exame pode ajudar, como mamografia de compressão, ultrassom ou ressonância de mama.
Bi-Rads 1: Exame normal, seguido de rastreamento com mamografia.
Bi-Rads 2: Exame com achados benignos, seguido de rastreamento com mamografia.
Bi-Rads 3: Exame com achados provavelmente benignos, seguido de rastreamento com mamografia ou a repetição do exame após seis meses.
Bi-Rads 4: Exame com achados suspeitos para malignidade, podendo ser de nível A (risco baixo), nível B (risco moderado) ou nível C (risco alto). Uma biópsia da mama deve ser realizada.
Bi-Rads 5: Exame com achados altamente suspeitos para malignidade. Deve ser realizada uma biópsia da mama.
Bi-Rads 6: Exame já com diagnóstico histopatológico de malignidade. Uma cirurgia para a retirada do tumor deve começar a ser planejada.
Lembre-se: a mamografia é um dos mais importantes exames de rastreamento de câncer e deve ser feita por todas as mulheres. Converse com o seu médico regularmente e mantenha os seus exames sempre em dia.
E aí, você já sabia o que Bi-Rads queria dizer? Compartilhe este post para que essa informação chegue a mais pessoas nesse Outubro Rosa!