Unidade: Moema Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Sex. das 8h às 17h)

A importância do apoio psicológico ao paciente de câncer

A importância do apoio psicológico ao paciente de câncer
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

Receber um diagnóstico de câncer é, além de uma questão de saúde física, um baque emocional para o novo paciente. É preciso ter apoio. Medo, tristeza profunda, revolta e insegurança são alguns dos sentimentos que passam a figurar de maneira recorrente no dia a dia do tratamento – porque, ainda hoje, é um problema trazer este nome à tona.. 

Por isso, além do acompanhamento médico para o tratamento da doença, é necessário também que o paciente procure e possa contar com o apoio psicológico. Compartilhar os sentimentos desde o dia 0 do diagnóstico é uma válvula de escape importante para apoiar e potencializar o tratamento da doença. 

Somente um profissional especializado é capaz de praticar a escuta ativa do problema e apoiar no caminho de cura dos sentimento (e ressentimentos) estabelecidos na relação do paciente com o câncer.  

Quando começar?

Não existe uma regra temporal para que o paciente de câncer busque apoio psicológico, embora o recomendado seja começar este acompanhamento assim que o diagnóstico for recebido. Desta forma, a vivência do tratamento de câncer pode ser levada de maneira mais consciente e com qualidade de vida.  

É importante lembrar que o apoio psicológico pode estar presente durante  todo o tratamento, desde a investigação do diagnóstico, passando pela fase de consultas e exames, e até mesmo ao final do tratamento de câncer, caso o paciente deseje. 

Onde encontrar apoio?

É possível encontrar psicólogos que trabalham com pacientes oncológicos em hospitais, clínicas ou consultórios particulares. Com esta gama, também há variação de formatos de atendimento que podem ser remotos, presenciais, individuais ou em grupo. 

O importante é que o paciente encontre aquele que o traz mais conforto para combater a doença. 

Benefícios do Tratamento

Alguns estudos demonstram que, ao contar com apoio psicológico, pacientes apresentam resultados positivos em seus estados de saúde de modo geral, reagindo melhor também aos efeitos adversos do tratamento de câncer. 

A Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO 2017),  apresentou dados de uma pesquisa no seu encontro anual, sobre diversos grupos de pessoas que passaram por tratamento de câncer. Entre eles, havia um grupo com pacientes de câncer de mama, melanoma e intestino, já curados, que apresentaram melhoras no índice de qualidade de vida e redução do receio de recidiva do câncer.

Além disso, um outro estudo com pacientes que haviam descoberto o câncer recentemente, demonstrou a redução dos níveis de sofrimento deles. 

A família

O apoio familiar e de pessoas próximas também é algo importante e não deve ser deixado para trás, pois influencia positivamente no ajuste emocional do paciente. Assim, é importante que todos aqueles que vivem ao redor do paciente entendam a necessidade do apoio psicológico e, claro, se desejarem, também podem procurar o mesmo tipo de suporte. 

Assim, o acompanhamento psicológico para familiares mais próximos também é um recurso que pode contribuir para todos. Mas vale lembrar que a escuta de um profissional especializado não é substituída pela escuta ativa de um familiar. Por mais que seja cercada de boas intenções, é importante lembrar que o paciente encontra-se fragilizado e necessita de um suporte mais robusto para encontrar o seu caminho. 

Seguindo essas orientações, é possível que todos lidem com este novo contexto de forma mais apropriada e eficaz. Para ler outros artigos como este, acesse nossa página no Facebook. 

Entre no nosso Instagram e encontre dicas de como viver uma vida mais saudável.

ONA

Endereço:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Telefones:

(11) 5052-5995
Whatsapp:
(11) 98529-1494 - 1º andar
(11) 98529-1708 - Térreo

Comercial/Faturamento/Autorizações:
(11) 4801-5200

Captação

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão