Unidade: Moema Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Sex. das 8h às 18h)

Saiba quais aplicativos podem facilitar a vida de pacientes com câncer

Saiba quais aplicativos podem facilitar a vida de pacientes com câncer
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

Com a intenção de melhorar o canal de comunicação com profissionais da saúde, os aplicativos foram criados para facilitar, orientar, informar e tirar dúvidas importantes durante o tratamento do paciente com câncer.

Talvez seja mais um hábito adquirido durante a pandemia. Mas está mais do que claro que os brasileiros atualmente gastam mais tempo em aplicativos de bem-estar e saúde. Em 2020, segundo a consultoria internacional App Annie, o total de downloads nessa área cresceu 45% em relação ao ano anterior, superando a alta mundial de 30%. Além das plataformas digitais com foco na pandemia de Covid-19, em nutrição e em exercícios físicos, surgiram iniciativas importantes no setor de Oncologia para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. 

A jornada de alguém com câncer é atribulada e estressante. No início pode incluir biópsia, testes de laboratório, tomografia, ressonância magnética e outros exames mais específicos. Quando o resultado do diagnóstico é positivo, o impacto é grande e a vida do paciente muda completamente. Há uma rotina de consultas médicas, quimioterapia, radioterapia e o uso de diferentes medicamentos. “O paciente fica inseguro e tem medo do estigma, de perder o cabelo e, claro, da morte. Ele precisa de acolhimento, ter espaço para colocar suas dúvidas, ter respostas. E isso não acontece por meio do WhatsApp”, diz a oncologista Alessandra Menezes Morelle, idealizadora do aplicativo Thummi. “É importante ter um canal efetivo de comunicação entre especialistas e pacientes”, afirma. 

Por isso, selecionamos cinco aplicativos que podem ajudar na vida de pacientes com câncer. Confira abaixo:

1. CancerAid

Um conjunto de serviços que inclui diário de sintomas, rede de contato com outros pacientes e perfil de usuário com informações como diagnósticos, tratamento e muito mais. O app serve, ainda, como uma interface de contato entre o paciente e cuidadores, familiares e médicos envolvidos no tratamento. Disponível para Android e iOS.

2. Tummi

Criado para monitorar sintomas, experiências e ainda sugerir leituras específicas, o Thummi foi um dos seis escolhidos entre 142 concorrentes para participar de um programa de aceleração nos Estados Unidos, com a Velocity TX em parceria com a OBr. Global do Brasil.  Recebeu ainda a premiação da aceleração da FINEP Mulheres Inovadoras 2021, focada em startups lideradas por mulheres de todas as áreas. 

No Thummi (nome inspirado no deus inca da medicina, Tumi), o paciente relata o que está sentindo e o algoritmo informa se é algo mais grave. Cada efeito adverso é avaliado e o paciente recebe informações sobre como se cuidar e se é preciso procurar o médico que acompanha o caso ou o setor de emergência do hospital. Por meio do aplicativo, é possível fazer registros diversos, desde os sintomas físicos até humor e a listagem de medicamentos. O app segue a tendência da medicina de monitorar o paciente onde ele estiver, além de facilitar o trabalho da clínica ou hospital. Disponível para Android e iOS.

3. CareZone

Seguindo a mesma lógica dos apps anteriores, o CareZone também oferece um diário para o paciente, permitindo a criação de uma lista de remédios com direito a lembrete e alerta sobre as próximas consultas. Para completar, ele traz um sistema de acompanhamento da evolução de indicadores de saúde. Disponível para Android e iOS.

4. WeCancer

Outro aplicativo que se destaca na área de Oncologia é o Wecancer, especializado na assistência do paciente fora do centro de tratamento. A ideia surgiu a partir dos desafios enfrentados por seus criadores César Filho e Lorenzo Cartolano ao cuidar de suas mães na luta contra o câncer. Com uma equipe formada por médico, enfermeiro, nutricionista, psicóloga, desenvolvedores e outros especialistas, os dois resolveram apoiar pacientes que se submetem ao tratamento oncológico. Criaram então a plataforma com base em pesquisas divulgadas pela American Society of Clinical Oncology (ASCO) que mostram o aumento de sobrevida e da qualidade de vida a partir do registro de sintomas e o monitoramento remoto de pacientes. “No Brasil, falta assistência ao paciente com câncer após as consultas, principalmente em cidades menores. Por isso vejo com bons olhos esses aplicativos que dão suporte, tiram dúvidas sobre tratamentos e procuram melhorar a autoestima”, diz Augusto Takao. Disponível apenas para Android.

5. Armazém da Saúde

Desenvolvido pelo Instituto Nacional do Câncer, o Armazém da Saúde é apresentado pelos seus criadores como uma atividade interativa para “disseminar informações sobre a alimentação e estimular comportamentos alimentares saudáveis”. A ideia é fornecer dados sobre alimentação saudável e prevenção do câncer. Disponível apenas para Android.

Passar pelo processo de tratamento não é fácil, mas pode ser muito melhor com todo e qualquer auxílio que puder buscar focando sempre na qualidade de vida que merece ter. Lembrando que se observar algo fora do comum, procure um médico imediatamente.

Conheça mais sobre a Oncocenter no nosso site, entre em contato e faça uma consulta.

ONA

Endereço:

Moema:

Av. Indianópolis, 709 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04063-000

Contatos:

Unidade Moema - (11) 5052-5995
Comercial/Faturamento/Autorizações - (11) 4801-5200
Whatsapp/Call Center (Confirmações de Consultas e Solicitações) - (11) 95070-2845
Novo endereço - (11) 98529-1708
Atendimento de Seg. a Sex. das 8h às 18h

    Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

    Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

    Deseja agendar uma consulta?

    SimNão