Unidade: Moema Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Sex. das 8h às 18h)

Incêndios florestais: exposição à fumaça aumenta risco de câncer, diz pesquisa

Incêndios florestais: exposição à fumaça aumenta risco de câncer, diz pesquisa
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

Apesar dessa relação não ser uma grande surpresa, foi o que um estudo conduzido por cientistas da Universidade McGill do Canadá e recentemente publicado pela revista científica The Lancet demonstrou. Segundo o artigo a exposição a incêndios florestais está associada a um aumento da incidência de câncer de pulmão e tumores cerebrais.

Foram rastreados pelos pesquisadores mais de 2 milhões de canadenses durante quase 20 anos e, posteriormente, analisados os resultados relacionados à incidência de câncer. O que os pesquisadores encontraram foi que pessoas que residiam dentro de 50 quilômetros de distância de incêndios florestais nos últimos dez anos, tiveram uma incidência 10% maior de tumores cerebrais e quase 5% maior incidência de câncer de pulmão.

“Os incêndios florestais tendem a acontecer nos mesmos locais todos os anos, e a ciência sabe muito pouco sobre os efeitos a longo prazo desses eventos na saúde.” afirmou em um comunicado Scott Weichenthal, professor do Departamento de Epidemiologia, Bioestatística e Saúde Ocupacional da Universidade McGill.

Mudanças climáticas e os impactos na saúde humana

Como já muito discutido, sabemos que com as mudanças climáticas, é previsto que no futuro, os incêndios florestais serão cada vez mais frequentes, graves e de maior duração. E segundo os cientistas canadenses, são cancerígenos humanos conhecidos muitos dos poluentes emitidos por incêndios florestais. Os pesquisadores ainda alertam que, por conta do aumento da incidência de incêndios florestais, quem reside nesses locais de risco ficará exposto a poluentes cancerígenos de forma crônica.

Além disso, ainda é ressaltado na pesquisa sobre os impactos na qualidade do ar e a poluição em ambientes aquáticos, do solo e de ambientes internos.

Enquanto alguns poluentes voltam às concentrações normais assim que o fogo apaga, outros produtos químicos acabam ficando no ambiente por longos períodos de tempo, incluindo metais pesados ​​e hidrocarbonetos. Weichenthal disse que “A exposição a poluentes ambientais nocivos pode continuar além do período de queima ativa através de várias vias de exposição”.

Mas é reforçado pelos pesquisadores que ainda são necessários mais estudos para compreender mais a fundo a influência de poluentes ambientais liberados durante os incêndios florestais.

A certeza que fica é que a nossa saúde está diretamente associada ao meio ambiente em que vivemos. Ou seja, cuidar do nosso planeta, é também cuidar do nosso bem-estar físico.

 

Para encontrar mais informações úteis e relevantes sobre saúde e bem-estar, acesse nosso blog que é repleto de conteúdos importantes que te ajudarão a viver e se cuidar melhor.

 

Fonte: CNN Brasil.

ONA

Endereço:

Moema:

Av. Indianópolis, 709 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04063-000

Contatos:

Unidade Moema - (11) 5052-5995
Comercial/Faturamento/Autorizações - (11) 4801-5200
Whatsapp/Call Center (Confirmações de Consultas e Solicitações) - (11) 95070-2845
Novo endereço - (11) 98529-1708
Atendimento de Seg. a Sex. das 8h às 18h

    Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

    Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

    Deseja agendar uma consulta?

    SimNão