Unidade: Moema Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Sex. das 8h às 18h)

O consumo de álcool tem relação com o câncer?

O consumo de álcool tem relação com o câncer?
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

O câncer tem inúmeras origens, pode ser genética, aparecer por conta de hábitos e até mesmo pela exposição que a pessoa tem a poluição e outros elementos químicos, por exemplo. É muito importante que a prevenção aconteça, mesmo sabendo que ela não impede o surgimento da doença, mas ajuda a evitá-la em muitos casos e até no grau de intensidade. O consumo de álcool, por exemplo, é prejudicial para o organismo como um todo e um dos principais catalisadores da doença. 

Um estudo publicado na revista científica The Lancet Oncology destacou que o consumo de álcool, por exemplo, está ligado diretamente a cânceres de mama, boca, garganta, laringe, esôfago, fígado, cólon e de reto. O estudo ainda apontou que mais de 4% dos casos diagnosticados no mundo em 2020, cerca de 741,3 mil foram causados pelo consumo de bebidas alcoólicas. 

A pesquisa realizada por cientistas de diversos países, como Canadá, França, Estados Unidos, Holanda e Nigéria apontam que, ainda que a maioria dos casos esteja ligada ao consumo excessivo, a ingestão moderada aumenta o risco de desenvolver a doença. O consumo diário de um pequeno copo de cerveja ou um pequeno copo de vinho, o equivalente a até 10 gramas de álcool, contribuiu para algo entre 35,4 mil e 145,8 mil casos de câncer no ano passado.

A incidência apontada no estudo traz outros dados importantes de localização e gênero. Pode variar de acordo com a região, sendo as mais afetadas: Europa (leste e central) e o sudeste da Ásia. A distribuição por gênero é o que mais chama atenção: 77% dos casos foram registrados em homens e 23% entre mulheres.

Por isso é fundamental que o consumo de álcool seja equilibrado e, muitas vezes, evitado. A melhor forma de garantir que seu corpo terá equilíbrio para trabalhar da melhor forma possível é proporcionar uma boa alimentação, prática de exercícios físicos e consultas recorrentes ao médico para fazer os exames.

 

ONA

Endereço:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Contatos:

Unidade Moema - (11) 5052-5995
Comercial/Faturamento/Autorizações - (11) 4801-5200
Whatsapp/Call Center (Confirmações de Consultas e Solicitações) - (11) 95070-2845
Atendimento de Seg. a Sex. das 8h às 18h

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão